O Amazonas vai receber os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. O Brasil foi eleito o país sede da competição em Congresso da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Bangcoc, na Tailândia, na manhã desta sexta-feira, 17 de maio de 2024.
A Arena da Amazônia, em Manaus, será um dos dez estádios que receberão os jogos. A disputa ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho.
O jogo de abertura e a final serão realizados no Maracanã, no Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM
Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

VOTAÇÃO
A votação aconteceu no Queen Sirikit National Convetion Center, onde 211 representantes dos membros da FIFA definiram o país anfitrião do torneio.
Na candidatura, o Brasil disputou com a Bélgica, Alemanha e Holanda, que se uniram para sediar o evento. A escolha pela sede brasileira é um marco para o continente, pois será a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina será disputada na América do Sul.
O projeto do Brasil tinha como slogan ‘Uma Escolha Natural’, defendendo pilares como direito das mulheres, sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de fazer referências aos povos originários e riquezas naturais.
Como contrapartida, o legado do Mundial Feminino será o fortalecimento da modalidade, capacitação de profissionais e o incentivo do esporte para as mulheres.
ARENA DA AMAZÔNIA
A Arena da Amazônia sediou quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014: Inglaterra e Itália, Camarões e Croácia, Estados Unidos e Portugal, Honduras e Suíça.
O estádio também foi uma das sedes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, para as partidas de futebol. Além de seu uso para grandes eventos, o estádio é vital para o desenvolvimento do futebol no Amazonas, proporcionando uma infraestrutura de nível mundial para os times locais e suas torcidas.
CONFIRA OS ESTÁDIOS QUE SERÃO SEDES NO BRASIL
- Arena Castelão (Fortaleza-CE)
- Arena da Amazônia (Manaus-AM)
- Arena de Pernambuco (Recife-PE)
- Arena Fonte Nova (Salvador-BA)
- Arena Pantanal (Cuiabá-MT)
- Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
- Mané Garrincha (Brasília-DF)
- Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
- Mineirão (Belo Horizonte-MG)
- Neo Química Arena (São Paulo-SP)