Manaus, 6 de julho de 2022

Teatro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Cia oferece oficina de teatro para crianças de escola pública em Manaus

Oficina será no sábado (21/5), em escola da Zona Oeste da cidade.

Da redação

A Cia Amattores Eventos Artísticos promove uma oficina gratuita de expressão corporal, neste sábado (21/5), em Manaus. A oficina é voltada para alunos de 7 e 8 anos de idade da Escola Municipal Professora Isabel Victoria do Carmo Pinheiro, Zona Oeste, e ocorre das 8h às 11h.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Amattores – Lira dos 20 anos’, que conta também com a exposição ‘Amattores 2.0’, em cartaz no Palácio Rio Negro até 7 de junho de 2022.

O objetivo da oficina é explorar a capacidade criativa dos estudantes por meio da expressão corporal estimulada pelo teatro, circo, dança e esporte.

A aula será ministrada pela atriz, bailarina e professora de artes, Marta Patrícia, e também pela atriz, acrobata, produtora e praticante de atividade outdoor, Patricia Mazzullo.

Projeto ‘Amattores – Lira dos 20 anos’. Foto: Divulgação

Projeto ‘Amattores – Lira dos 20 anos’

A oficina faz parte do projeto ‘Amattores – Lira dos 20 anos’, em comemoração aos 20 anos de resistência artística da Companhia Amattores Eventos Artísticos, celebrados neste ano.

O projeto contou também com a exposição ‘Amattores 2.0’, que expões figurinos, fotos e vídeos dos espetáculos encenados pelo grupo de teatro ao longo da carreira. Também houve um sarau artístico com apresentações de performance, poesias e músicas com os integrantes da cia teatral.

Todas as atividades são gratuitas.

‘Amattores – Lira dos 20 anos’ foi contemplado pelo Edital Amazonas Criativo promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Exposição ‘Amattores 2.0’. Foto: Divulgação

Sarau artístico e exposição

O Sarau Artístico abriu a exposição no dia 7 de maio de 2022, ás 17h, no jardim do espaço cultural Palácio Rio Negro, para visitantes e convidados. O evento contou com a participação de atores e ex atores da Cia Amattores que apresentaram performances, show musical, poesias e dramatização de cenas de espetáculos do repetório da companhia.

A exposição ‘Amattores 2.0’ é dinâmica, o que significa que a cada semana novos elementos são adicionados ao acervo que está exposto, tornando se atrativa para a visitação. Além dos figurinos, há uma galeria de talentos com alguns atores que se destacaram dentro da cia, e uma ala com figurinos e adereços para uso dos visitantes que queiram tirar uma foto de recordação.

O destaque da exposição é para a ‘geloteca’ (geladeira + biblioteca) que guarda a historiografia em livros, textos, fotos e recortes de jornais. A mostra fica em cartaz até 7 de junho de 2022.

Cia Amattores. Foto: Divulgação

Sobre a Cia Amattores

A companhia foi fundada em 1° de maio de 2002. Desde lá, vem realizando atividades artísticas na cidade de Manaus. Também fez algumas inserções no cenário nacional como duas participações no Festival de Teatro de Curitiba, em Curitiba, no Estado do Paraná.

A estreia nos palcos foi com o espetáculo ‘A História é uma Istória’ de Millôr Fernandes em 2002, com uma longa temporada e participação na I Mostra de Teatro do Amazonas realizada pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), evento que deu origem no ano seguinte (2004) ao Festival de Teatro da Amazônia.

Inicialmente, a Cia fazia teatro adulto, mas depois de cinco anos de sua fundação a companhia passou a trabalhar com o teatro para a infância e estreou no IV Festival de Teatro da Amazônia, em 2007, com o espetáculo infantil ‘Os Saltimbancos’ de Chico Buarque de Holanda. Em 2008, no V Festival de Teatro da Amazônia participou com o espetáculo ‘O Menino Sonhador’ que recebeu sete indicações de prêmios no FTA e foi contemplado com dois troféus.

“Uma trajetória de duas décadas, sem interrupção das atividades artísticas em um cenário tão carente de políticas públicas para a cultura, merece ser destacada para o público”, comenta a atriz e fundadora da Cia amattores, Fabiene Priscila.

COMPARTILHE