Manaus, 5 de julho de 2022

Religião

Foto: Vatican News
Foto: Vatican News Foto: Vatican News

Dia de Reis: conheça a história dos primeiros a visitar o menino Jesus

Data é comemorada no dia 6 de janeiro.

Da redação

No dia 6 de janeiro, segundo o calendário da Igreja Católica, é comemorado o Dia de Reis. A data relembra a visita dos três reis magos, Gaspar, Baltazar e Belchior, sendo os primeiros a visitar o menino Jesus, lhe oferecendo presentes como ouro, incenso e mirra, que simbolizam as riquezas e os perfumes da Arábia.

A história conta que o rei Herodes foi procurado por três homens sábios e generosos, que buscavam o menino Jesus, anunciado como o ‘Salvador’. O rei pediu que o encontrassem e, quando o localizassem, deveriam voltar para que Herodes também pudesse adorá-lo.

De países e idades diferentes, a Bíblia conta que o reis magos foram guiados por uma estrela no céu, que brilhava mais forte que as outras. Por meio dela, eles chegaram até o local onde Maria havia dado à luz ao menino Jesus.

Ao encontrar o menino Jesus em uma manjedoura, os magos ofereceram presentes com significados especiais. Belchior entregou-lhe ouro, em reconhecimento da realeza e prosperidade; Gaspar deu incenso, em reconhecimento da divindade; e Baltazar deu mirra, em reconhecimento da humanidade.

Segundo a história, os nomes dos reis magos já representavam a importância do momento. Baltazar, que significa “Deus manifesta o rei”, tinha 30 anos e era de origem africana. Belchior, que significa “meu rei é luz”, era europeu e tinha 40 anos. Sendo o mais novo, com apenas 15 anos, Gaspar era asiático, e seu nome significa “aquele que vai inspecionar.

COMPARTILHE