Manaus, 16 de agosto de 2022

TUDOPod

Fotos: Eliena Monteiro/PEM
Fotos: Eliena Monteiro/PEM Fotos: Eliena Monteiro/PEM

‘Tambaqui manauara’ e ‘Pirarucu tropical’ concorrem ao Brasil Sabor no AM

Portal Edilene Mafra conversou com os chefs Dedé Parente e Milton Rôla.

Por Edilene Mafra

Neste domingo (6/6), encerra a votação do Festival Brasil Sabor 2021. No Amazonas, 40 restaurantes concorrem ao melhor prato. O Brasil Sabor é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) há 15 anos. Com o apoio da Abrasel-AM, eu fui recebida por chefes de restaurantes de Manaus que participam do festival.

Ouça o áudio desta matéria:

‘Tambaqui manauara’

Um dos estabelecimentos que visitei foi Cachaçaria do Dedé & Empório do Manauara Shopping. O chef Dedé Parente apresentou a receita do ‘Tambaqui manauara’, prato que concorre ao Brasil Sabor deste ano.

Chefe Dedé Parente. Foto: Eliena Monteiro/PEM

A receita reúne iguarias genuinamente amazonenses. Tem tambaqui, tucumã, a castanha-do-brasil e a farinha do Uarini. O chef Dedé Parente garante que o prato provoca uma explosão de sabores.

Cachaçaria do Dedé & Empório concorre ao Brasil Sabor com o ‘Tambaqui manauara’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

‘Pirarucu tropical’

Também estive no restaurante Estória de Pescador, onde fui atendida pelo chef Milton Rôla. Seu Milton, como o chef costuma ser chamado, apresenta uma receita que lembra muito as cidades e comunidades do interior da Amazônia. É o ‘Pirarucu tropical’.

Chef Milton Rôla. Foto: Eliena Monteiro/PEM

O prato é uma verdadeira mistura de sabores tropicais. Leva pirarucu salmorado, frutas e legumes. Seu Milton conseguiu deixar o pirarucu suave para a receita que concorre ao Brasil Sabor.

Restaurante Estória de Pescador concorre ao Brasil Sabor com o prato ‘Pirarucu tropical’. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Brasil Sabor

Como eu disse anteriormente, a 15ª edição do Festival Brasil Sabor conta com a participação de 40 restaurantes do Amazonas. O concurso tem um júri popular e a votação é feita de forma online, até este domingo. Todos os pratos estão com 30% de desconto. Para votar, basta acessar o site  www.concursoabraselam.com.br.

Chef Dedé Parente. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Como fui bem recebida pelo chef Dedê Parente e pelo Seu Milton! Quero agradecer aos dois pela receptividade. Também agradeço ao Eraldo, do Grupo Dedé. Agradeço, ainda, à Abrasel-AM pelo carinho e atenção dados à equipe. Os guardiões da nossa culinária amazonense estão de parabéns!

Chef Milton Rôla. Foto: Eliena Monteiro/PEM

Conseguimos visitar quatro dos quarenta restaurantes participantes do Festival Brasil Sabor no Amazonas. A lista com todos os estabelecimentos está aqui no Portal Edilene Mafra, com fotos e informações sobre as receitas.

COMPARTILHE