A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) lamentou o falecimento do músico Sidney Rezende, 65 anos, ocorrido neste sábado (9/4), em Manaus. O artista foi vítima de complicações após sofrer uma parada cardíaca no dia 1º de abril. Desde então, ele estava internado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.
Segundo informações da SEC-AM, o velório acontecerá no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro de Manaus, em horário a ser confirmado.

O músico, cantor e produtor musical mineiro foi responsável por mudanças na estética das toadas de Caprichoso e Garantido, a partir dos anos 1990, e é autor de inúmeras toadas que marcaram o Festival Folclórico de Parintins, como ‘Andirá’, ‘Pássaro Sonhador’ e ‘Amor Proibido’, em parceria com artistas amazonenses.
Pela sua trajetória, o artista foi tema do documentário ‘Sidney Rezende – Meu Enquanto Canto’, de Cristiane Garcia, fruto de projeto contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, e que mostra a trajetória criativa e a transformação da música dos bumbás de Parintins por meio dos ritmos introduzidos por Sidney.
O Governo do Amazonas decretou luto oficial de três dias em homenagem ao artista.