‘A Caixa Mágica do Natal’ recebeu sete indicações ao 20º Anual Prêmio Cenym de Teatro Nacional. O musical amazonense conta a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal.
Esta é a segunda participação do espetáculo natalino promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em 2019, em uma premiação nacional. O anúncio foi feito pelos realizadores no sábado (19/9), Dia Nacional do Teatro.
O espetáculo, com texto de Thaís Vasconcelos e direção cênica de Matheus Sabbá, concorre nas categorias Melhor Musical, Melhor Direção, Melhor Qualidade Técnica de Produção, Melhor Maquiagem e Visagismo, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, e Melhor Adereços e Objetos de Cena. O resultado da premiação será divulgado em novembro.
“Estamos muito felizes pelas indicações. É um reconhecimento do trabalho dos nossos artistas, dos nossos técnicos, da nossa equipe. O elenco da ‘A Caixa Mágica do Natal’ contou, além dos profissionais dos Corpos Artísticos, com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e atores e atrizes selecionados em audições; os cenários e figurinos foram completamente produzidos na nossa Central Técnica de Produção”, destacou Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa.
Para Matheus Sabbá, diretor do musical, as indicações fortalecem a produção local. “Mais uma surpresa linda para a equipe. Sete categorias em um prêmio nacional, do lado de gente que é muito boa no que faz, do lado de produções que eu assisti e que eu amo, é muito gratificante”, comentou. “Fiquei muito emocionado quando eu vi as indicações porque, de novo, mostra que estamos no caminho certo, que o nosso trabalho foi visto pelas pessoas, foi reconhecido, e que temos que seguir fazendo o que sabemos fazer de melhor”, disse.
O musical
‘A Caixa Mágica do Natal’ contou com dois elencos, que se revezavam a cada sessão. O espetáculo conta a história de Cadu/Malu (Davi Lucas e Luh Beatriz) que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal.
Mas tudo muda quando, a pedido da avó (Magda Loiana/Lia Carvalho), abre um baú de memórias, lê uma carta deixada pela mãe e mergulha no mundo mágico do universo natalino ao lado da duende Jujuba (Dávilla Holanda/Thiana Colares).
No elenco, os Corpos Artísticos do Estado (Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas), o Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, e atores selecionados por meio de audições.
Premiado
Em março deste ano, ‘A Caixa Mágica do Natal’ venceu, por voto popular, a categoria Musical Norte da segunda edição do Prêmio Brasil Musical.