Manaus, 29 de março de 2024

Moda & Beleza

Foto: Jader Paes/Agência Pará
Foto: Jader Paes/Agência Pará Foto: Jader Paes/Agência Pará

Joias em exposição em Belém trazem encantamento da Amazônia

Mostra fica aberta para visitação e vendas até 13 de dezembro.

Com informações

A exposição de joias ‘Amazônia Encantadora’, by Francileudo Furtado e Patrícia Ramos/LP Joias, está recebendo visitas no Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas, em Belém, o Pará. São 45 joias em duas coleções de peças integradas e inspiradas na Cultura Marajoara em exposição e à venda até o dia 13 deste mês de dezembro.

A mostra representa o ponto mais alto da programação sobre o patrimônio cultural da região, iniciada ainda em novembro de 2020.

Aberta no dia 26, a exposição traz duas coleções de peças integradas e inspiradas na Cultura Marajoara, sua iconografia encontrada na cerâmica e na ave Ararajuba. São expostas 45 joias em prata, criadas pelos designers José Leuan (PA) e Lídia Abrahim (PA) e produzidas pela LP Joias e Fundições, com a ourivesaria e esmaltação de Francileudo e Patrícia.

“A arte marajoara veio a partir de uma ideia da minha esposa (Patrícia). Ela queria criar joias com ícones da nossa cultura. A gente tem uma parceria já de longa data com a Lídia, a convidamos para fazer essa coleção, e ela topou na hora. O Leuan, que fez as peças inspiradas na Ararajuba, também, de imediato, aceitou o convite, e nesse caso nossa ideia veio de um passeio no Parque do Utinga, vendo toda aquela arborização”, contou Francileudo.

A parceria também já pré-existente com o Polo Joalheiro e com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) foi facilitador da mostra. “Desde o início, tivemos todo o apoio, desde a organização até a divulgação, e posso dizer que o resultado final é fantástico”, disse o ourives.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!