Manaus, 24 de abril de 2024

Moda & Beleza

Foto: Alle Peixoto/Divulgação
Foto: Alle Peixoto/Divulgação Foto: Alle Peixoto/Divulgação

Miss Beleza do Pará revela rotina para etapa nacional: ‘percebi meu real propósito’

Milena Gomes representa o Pará no 'Belezas do Brasil 2021'.

Por Stephane Simões

Eleita Miss Beleza do Pará no ano passado, Milena Gomes, 23, se prepara para a etapa nacional do concurso, que será em maio. A rotina inclui exercícios, além de engajamento político e social. Ao Portal Edilene Mafra, a paraense relevou desafios da função. “Percebi meu real propósito”, diz.

Para Milena, o posto de miss requer um conjunto de virtudes. “Uma mulher engajada, com propósito, responsabilidade social e representatividade”, resume.

Milena nasceu em Belém, no Pará, mas, desde criança, mora em Salvaterra, na Ilha do Marajó. Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal do Pará (UFPA), ela foi escolhida Miss Beleza do Pará no dia 12 de janeiro de 2020.

Miss Beleza do Pará 2020, Milena Gomes. Foto: Alle Peixoto/Divulgação

O concurso contou com 18 representantes de municípios do Estado. Milena representou Salvaterra.

Em ritmo de preparação para o evento nacional, a miss afirma que deseja chegar à sua melhor versão, sem impor padrões de beleza a outras mulheres.

“É muito desafiador ser uma mulher que se coloca nessa posição, abrindo mão de colocar suas energias em outras coisas, para servir. Pois, uma miss tem um papel muito mais político do que apenas uma mera personificação da beleza. É extremamente enriquecedor aprender e reconhecer suas falhas, suas derrotas, seus limites, suas conquistas, suas qualidades e suas forças. Como miss, eu percebi meu real propósito, e hoje entendo o meu papel social”, acrescenta.

O ‘Belezas do Brasil 2021’ ocorrerá no dia 16 de maio, no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Segundo Milena, o concurso nacional defende o empoderamento feminino e o feminismo, conceitos que ela diz acreditar e que pretende repassar a outras mulheres, por meio da representatividade.

Milena se prepara para etapa do concurso. Foto: Alle Peixoto/Divulgação

“Isso já se torna um dos grandes desafios de uma miss, pois, quando você assume esse lugar, você já não trabalha por si, mas por todo um povo que acredita no seu potencial. Nesse momento, valores como compromisso, dedicação, responsabilidade, abnegação, humildade e empatia falam mais alto e forjam o coração de uma miss”, afirma.

Milena ressalta que assumir a responsabilidade de representar um povo exige preparação, disciplina e treinos, nos aspectos físico e psicológico. Para ela, a rotina requer esforço e capacidade para conciliar as atividades, como o trabalho, tarefas domésticas, estudos e autocuidado.

“Uma miss não se resume à beleza ou ao tradicional ‘tchauzinho de miss’. Por isso, hoje, eu tenho uma rotina de preparação com treinos diários na academia, dieta, curso de inglês, aula de passarela, sessões de tratamento estético, estudo e pesquisas diárias sobre diversos assuntos políticos, sociais, econômicos, aulas de comunicação, além das tarefas, reuniões e produção de conteúdo para o concurso”, conta.

Etapa nacional ocorre em maio. Foto: Josué Abner/Divulgação

Trabalho social

Além de miss, Milena também é embaixadora do projeto ‘Casinha de Livros’ que incentiva e dá acessibilidade à leitura, em Salvaterra, na ilha do Marajó.

Segundo a miss, o projeto promove o incentivo à leitura, engrandecendo o conhecimento das crianças, jovens, adolescentes e adultos, que não possuem acesso a livros literários.

“Eu acho muito importante quando você não leva apenas o nome da sua cidade ou quer mostrar cultura e beleza, mas como você transforma isso e devolve todo o afeto, carinho e energias positivas que as pessoas emanam e depositam no seu trabalho, se importando com a sua comunidade, com seu povo, porque é isso que eu quero representar”, diz.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!