Estampas florais, peças de crochê e saias de cetim são algumas das apostas para a primavera 2023. Confira as dicas da consultora de imagem Juliana Bacellar para montar looks para a estação.
CONFIRA AS DICAS
1 – Estampas florais
Estampas florais, porém com cores vibrantes, mesclando poder e feminilidade. O floral é uma tendência que nunca sai de moda, mas em cada estação é renovado para acompanhar a tendência e movimento global. Nessa temporada, ele será encontrado com um toque nostálgico da “casa da avó” estampado em peças do dia a dia como jaquetas, calças e vestidos.
Outras mulheres preferem seu visual mais ‘hippie’ com flores extravagantes e marcantes. Ou, uma terceira versão, é o dark floral, um visual mais gótico, moderno e urbano, porém com um toque romântico das flores.
2 – Peças de crochê
Peças de crochê seguem forte na estação das flores. O crochê vai chegar com tudo na primavera, são peças muito versáteis pois combinam com vários acessórios e looks diferentes. Essa tendência transmite um visual elegante e super alegre, além disso são artesanais, dão um toque de modernidade e naturalidade aos looks.
3 – Saias de cetim
Essa saia é aquela peça que entrega tudo e mais um pouco sem muito esforço. Ela é uma ótima opção para looks tanto de dia como os da noite. Existem várias opções de cores para apostar: brilhantes, coloridas ou as mais clássicas em tons neutros.
4 – Presença de recortes vazados e assimétricos
O famoso cut out, tendência que traz recortes e buracos estratégicos, deixando uma parte da pele à mostra. Encontrado em qualquer tipo de peça de roupa, pode ser posicionado em vários lugares, como quadril, coxas, barriga, busto. A pele a mostra exalta a sensualidade e poder feminino, dando um ar misterioso no total look e exalando a sensualidade da mulher que a usa.
5 – Brilhos e paetês seguem em alta
A mulher nasceu para brilhar e a Semana de Moda em Paris trouxe esses elementos nos desfiles, como Chanel, Valentino e Balmain. Mas, como toda tendência, é um resgate de uma moda que já foi vista em outro momento, porém com um toque repaginado. Dessa vez o brilho está tanto em detalhes como no total look, dependendo do estilo e personalidade de quem escolhe usar. O recado é: brilhe sem moderação!
6 – Cores trends da primavera – vermelho, laranja, pink, roxo e amarelo
Pode ser chamada de moda dopamina, o hormônio do prazer e bem-estar, e o termo surgiu em virtude dos últimos tempos. Com a recuperação da saúde global, as cores “vibrantes” trazem mais alegria para as roupas, calçados e acessórios.
7 – Plumas
Elas seguem na moda e trazem leveza, fluidez e liberdade. Representam uma tendência que veio para ficar; estiveram presentes no ano passado em desfiles da Dior, Balmain e Chloé.
8 – Tendência Barbiecore
Essa tendência vem se consolidando na moda há algumas temporadas e, ao que tudo indica, chegou para ficar.
A tendência brilhante e vibrante segue na primavera encabeçada por um tom de rosa muito particular.
O vestuário, as silhuetas variam desde os minivestidos de látex até delicados florais, enquanto os detalhes incluem penas até o básico da Barbie: brilhos. Muito embora o rosa choque seja o preferido, outros tons, como chiclete e fúcsia, também incorporam essa vibe.
Além do rosa, também é possível optar por outras cores pastel, como lilás, azul bebê e amarelo suave. O rosa blush, por exemplo, pode ser encaixado facilmente em estilos mais maduros e sofisticados.
9 – Quiet Luxury
Em contraponto a grandes tendências extravagantes como o Barbiecore, plumas e cores vibrantes, a tendência do luxo silencioso continua a ganhar força. Seu visual é simples, elegante e marcante, porém sem precisar ostentar logotipos de marcas ou demonstrar riqueza exuberante. Ele se destaca pela qualidade das peças e pelo visual elegante e chique de quem o veste.
10 – Alfaiataria feminina
Estilo com terno e gravata para empoderar ainda mais as mulheres. Faz parte da tendência quiet luxury mas é um grande destaque como tendência isolada, suas características são: cores diversas, das mais neutras às mais ousadas com um toque glam; casacos mais longos e estruturados.
11 – Blusas alongadas
Tanto simétricas como assimétricas.
12 – Saias plissadas
Peças feitas em camadas laterais que tem um efeito tipo como de uma sanfona, também são tendência para a primavera. Possuem um toque de romantismo, mas compõem muito bem o estilo moderno e elegante.
Ela pode ser do tamanho curto, mídi ou longo sendo um modelo de saia versátil que pode ser usada com praticamente todos os tipos de sapatos: rasteiras, tênis, botas.
13 – Tomara que caia
Ela vai vir tanto em vestidos, blusas, como também em macaquinhos. Há quem ame e há quem deteste. Uma sugestão: os acessórios com essa peça vão fazer toda a diferença no total look. Se o seu cabelo for curto, opte por brincos maiores. Essa dica vale também para cabelos presos.
14 – Túnicas
As túnicas são uma ótima opção quando o assunto é sofisticação. Além de ser uma peça versátil, pode ser usada com calça jeans, alfaiataria ou pantalona.
Consultora de imagem e personal stylist há mais de 13 anos, Juliana Bacellar é certificada pela FIPI (Federation of Image Professional International).