Manaus, 7 de agosto de 2022

Moda & Beleza

Foto: Eliena Monteiro
Foto: Eliena Monteiro Foto: Eliena Monteiro

Concurso de moda ‘Amazon Best Style’ vai eleger o ‘Estilista do Ano’ em Manaus

A etapa final do concurso será no dia 30 de julho.

Por Sabrina Rocha e Edilene Mafra

Manaus vai receber a etapa final do concurso ‘Amazon Best Style’ no dia 30 de julho de 2022. A primeira edição do evento deve reunir aproximadamente 16 profissionais do segmento da moda e eleger o ‘Estilista do Ano‘.

O projeto, idealizado por Rose Lobo e organizado pelo empresário Fernando Salignac, contará com looks inspirados na Amazônia.

Na final do concurso serão apresentados dois looks: um conceitual, que incentiva a criatividade do estilista, e um comercial, que poderá ser usado no dia a dia.

Segundo Fernando, todos as roupas apresentadas ficarão à venda, em primeira mão, para os convidados, logo após o desfile.

A candidata Mirtes de Melo Tavares, que já trabalha como estilista, vê a competição como uma oportunidade. “[O concurso] vai ser um bom negócio para alavancar a moda aqui em Manaus, porque não existe nada na capital que fale de moda local, não tem”, afirmou. “Com o projeto, vamos valorizar a moda amazônica”, completou Mirtes.

Foto: Eliena Monteiro

Como surgiu a ideia do concurso

O concurso ‘Amazon Best Style’ surgiu a partir da colaboração dos empresários Rose Lobo e Fernando Salignac, já conhecido pela atuação no segmento de concursos de beleza, eventos e desfiles.

Rose Lobo é considerada a madrinha do projeto. “Minha relação com a moda vem desde pequena porque minha mãe é costureira. Eu vi minha mãe costurando, fazendo modelos, as clientes indo na minha casa, então, despertou o interesse pela moda. E eu, particularmente, adoro. Gosto de estar bem vestida”, destacou.

A ideia inicial era a criação de um curso de formação de novos profissionais para o mercado, mas o foco ficou voltado para a valorização das pessoas que já trabalham na área, segundo Salignac.

“Quando eu falo da moda, eu falo do estilista, daquela pessoa que cria, desenha, costura. Então, a ideia é um novo recomeço. E como a gente poderia fazer isso? Fazendo um concurso onde a gente conhecesse essas pessoas, onde a gente pudesse saber quem trabalha com isso e ao mesmo tempo, presentear, realizando o concurso”, disse o empresário.

De acordo com o promotor de eventos, o concurso também é uma forma de homenagear os estilistas.

“Aqui em Manaus nós temos alunos de moda, costureiras, estilistas. Nós temos pessoas que gostam de moda, que customizam roupa, prática que hoje é um grande sucesso na Europa”, disse.

Looks do ‘Estilistas Amazon Best Style

Os candidatos deverão apresentar looks inpirados na temática amazônica.

A tecnóloga em Design de Moda Noemi Rodrigues de Oliveira vai apresentar um look voltado para cultura indígena.

“Eu quero trazer a cultura indígena, mas de uma maneira mais elegante, mais fina. Então, vocês vão ver muitas novidades, representação amazônica e muita diversidade. É isso que vou mostrar, não só nos looks, mas nas pessoas”, adiantou.

Noemi afirmou que seus looks são produzidos para todos os corpos, sem seguir padrões estéticos. “A palavra ‘padrão’ não funciona comigo”, enfantizou.

“Se você tem um corpo, que você achava que: “porque eu sou baixa, sou alta, sou muita magra ou gorda e não vou estar representada”, vai ser um engano. Veja no concurso, na etapa final, veja na passarela que estará lá”, completou Noemi.

Já a estilista Mirtes de Melo Tavares buscou inspiração na vitória-régia, planta típica da Amazônia. “Vou apresentar um look que vai impactar a passarela. O primeiro look, eu vou apresentar o conceitual com a inspiração da vitória-régia, e o outro, comercial, isso sem sair do foco do item de inspiração. Eu vou obedecer as cores e também criar um painel de ambiência para apresentar todo o habitat onde ela nasce”, contou.

Premiação

A premiação do concurso será em dinheiro. O vencedor também vai ganhar uma viagem com direito a um acompanhante para um fim de semana.

COMPARTILHE