Manaus, 28 de abril de 2024

MEMÓRIAS

Foto: Divulgação/Boi Garantido
Foto: Divulgação/Boi Garantido Foto: Divulgação/Boi Garantido

Há 119 anos nascia Lindolfo Monteverde, o criador do Boi Garantido

Lindolfo ganhou um boi de pano e decidiu chamá-lo de Garantido.

Da redação

No dia 2 de janeiro de 1902, nascia um mestre do folclore brasileiro, Lindolfo Monteverde. O criador do Boi Garantido recebe homenagens, neste sábado (2/01), data em que completaria 119 anos.

Ao nascer, ele recebeu o nome de Lindolfo Marinho. Mais tarde, foi autodenominado, “por ofício da arte popular”, Lindolfo Monteverde, destacou o bumbá vermelho nas redes sociais, em homenagem ao fundador.

Lindolfo Monteverde cresceu com seu pai Marcelo Rolim, em Parintins, em uma localidade conhecida como ‘Baixa de Dona Alexandrina’, a Xanda, sua mãe. “Décadas depois, a vila de humildes pescadores ganhou o nome de ‘Baixa de São José'”, lembrou o Garantido.

Acostumado a assistir as brincadeiras de bois de terreiro, em Parintins, em 1909, Monteverde criou seu próprio boizinho de curuatá (parte das palmeiras que lembra uma canoa pequena), para brincar com os amigos. Ele tinha sete anos de idade.

Segundo informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em 1912, após a brincadeira crescer, os pais de Lindolfo criaram um boi de pano para o menino. Monteverde decidiu chamá-lo de Boi Garantido.

Boi Garantido publicou homenagem a Lindolfo Monteverde. Foto: Reprodução

De origem negra, Lindolfo era pescador e foi Amo do Boi Garantido por décadas. O bumbá define Lindolfo como versador e poeta da Amazônia.

“Hoje, no ‘Dia da Tradição’ do boi Garantido exaltamos a memória, história e legado de Mestre Lindolfo Monte Verde, dos ‘Montes Verdes da África’, criador do Garantido. Obrigado mestre, seu pequeno boi de pano se tornou gigante e fez de sua terra Parintins, o amor de todos nós!”, diz trecho do texto publicado pelo Garantido e assinado pelo presidente do bumbá, Antonio Andrade, e pela vice-presidente, Ida Silva.

Suzan Monteverde, bisneta de Lindolfo, também fez um post em homenagem ao mestre. “119 de um legado que faz nossos corações vibrarem”, escreveu.

Lindolfo Monteverde faleceu em 1979.

No dia 25 de junho de 2020, a Secretaria de Economia Criativa do Amazonas divulgou um vídeo que conta a história de Lindolfo e do Boi Garantido. Assista, abaixo:

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!