Manaus, 25 de abril de 2024

Literatura

Foto: Arleison Cruz/Boi Caprichoso
Foto: Arleison Cruz/Boi Caprichoso Foto: Arleison Cruz/Boi Caprichoso

Obra ‘O Livro da Toada, uma antologia Caprichoso’ é lançada em Manaus

Livro já foi lançado em Parintins. Evento em Manaus ocorre nesta terça.

Com informações da assessoria

O Movimento Marujada e o Boi Caprichoso promovem o lançamento do ‘O livro da Toada, uma antologia Caprichoso’, nesta terça-feira (30/11). A obra já tinha sido lançada em Parintins, no dia 31 de outubro. Em Manaus, o lançamento vai ocorrer às 17h na Banca do Largo, localizada no Largo de São Sebastião, Centro Histórico da capital.

O livro foi organizado pelo conselheiro de arte e historiador Diego Omar da Silveira, e pelo jornalista e Produtor cultural, Roberto Sena.

Ao total, foram catalogadas 744 toadas que correspondem as décadas pde: 1980, 1990, 2000, 2010 e adição do ano de 1977.

Diego Omar da Silveira afirmou que a obra é apenas o primeiro projeto de outros que serão anunciados em breve. “Esse é só o primeiro passo. Vem aí o livro das indumentárias, o livro das alegorias, vem o livro de memórias do Boi Caprichoso. A nação azul e branca tem muito a se orgulhar de mais um ano histórico”, assegurou.

Diego Omar da Silveira e Roberto Sena. Foto: Arleison Cruz/Boi Caprichoso

Roberto Sena, por sua vez, explica que quando foi convidado para fazer parte do projeto já catalogava as toadas desde 2005.

“O livro nasceu de uma ideia antiga que tive em meados de 2006, mas que nunca eu concretizara. Durante a pandemia, aceitei o desafio proposto pelo presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, e pelo professor Diego Omar, que assina a obra comigo”, afirma.

“Redescobri meu arquivo que vinha alimentando desde o ano de 2005, e me debrucei a pesquisar mais sobre a história literomusical do Boi Bumbá Caprichoso”, completa.

O livro é resultado de um projeto contemplado pelo prêmio Encontro das Artes da Lei Aldir Blanc de apoio a cultura.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!