Manaus, 29 de março de 2024

Literatura

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Autores do Norte concorrem ao Prêmio Jabuti 2021 com livros lançados pela Editora Valer

Três escritores concorrem pelo Amazonas e um, pelo Pará.

Da redação

Quatro escritores da Região Norte estão concorrendo ao prestigiado Prêmio Jabuti, com livros lançados pela Editora Valer. Pelo Amazonas, os concorrentes são os escritores Tenório Telles, Danielle Soares e Mariana Pedrett. O escritor João de Jesus Paes Loureiro concorre pelo Pará.

O poeta e ensaísta Tenório Telles concorre com o livro ‘Prelúdio Coral’. Danielle Soares entrou na disputa com o livro ‘Meninos Árvores’, e Mariana Pedrett, com ‘As três orelhas’. Os três autores concorrem, respectivamente, nas categorias infantil, ilustração e poesia.

João de Jesus Paes Loureiro concorre ao prêmio pelo livro ‘Andurá’, publicado em junho pela Valer.

Pelo Amazonas, os concorrentes são Tenório Telles, Danielle Soares e Mariana Pedrett. João de Jesus Paes Loureiro concorre pelo Pará. Fotos: Divulgação

Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). De acordo com a Valer, a premiação é considerada a maior honraria literária do Brasil.

O prêmio foi criado em 1959, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.

A edição de 2021 busca celebrar a inclusão e a diversidade. Para isso, foram feitas alterações nos eixos e categorias do prêmio. As categorias serão divididas de acordo com quatro eixos: literatura, ficção, produção editorial e inovação.

Escritores

Tenório Telles é escritor reconhecido no Amazonas. Atualmente, é presidente do Conselho de Cultura da cidade de Manaus (Concultura). É doutorando e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O escritor se graduou em Letras – Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É autor de diversos livros publicados, que se inserem na poesia, ensaio, teatro e crônica.

Em 1988, publicou sua primeira reunião de poemas, ‘Primeiros fragmentos’. Em 2004, a peça ‘A derrota do mito’. Lançou o CD ‘Vida e luz’, em parceria com o poeta Thiago de Mello.

Danielle Soares nasceu em Parintins, no Amazonas, em 28 de janeiro de 1983. É graduada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Da sua estada na Holanda, escreveu a sua primeira obra: ‘Guri, o garoto que amava a lua’. Atualmente, Danielle Soares mora na cidade do Porto, em Portugal, onde é professora de Yoga.

Mariana Pedrett é mestre em Estudos da Linguagem pela Ufam. A amazonense tem 45 anos de idade. Atua como fonoaudióloga no Centro de Reabilitação da Semsa (CER) e no Programa de reabilitação auditiva para crianças usuárias de implante coclear da Semed (PIC).

João de Jesus Paes Loureiro é escritor, poeta e professor universitário. Nascido em Abaetetuba, no Estado do Pará, é um dos ícones mais expressivos da literatura brasileira pós-moderna. ‘Andurá’ é o segundo romance do autor.

O escritor é formado em Direito, Letras, Artes e Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como professor de Educação Artística, Filosofia e Comunicação.

O paraense possui títulos de mestre em Teorias Literárias e Semiologia e de doutor em Sociologia da Cultura. Já atuou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém, na Secretaria de Cultura do Pará e na Secretaria de Educação do Pará. Foi superintendente e criador da Fundação Cultural do Pará – Tancredo Neves, bem como fundador e presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!