Manaus, 3 de julho de 2022

Geral

Foto: Danilo Mello/Aleam
Foto: Danilo Mello/Aleam Foto: Danilo Mello/Aleam

Roberto Cidade assume presidência da Aleam para o biênio 2021-2022

Deputados da Nova Mesa Diretora foram empossados nesta quarta.

Da redação

O deputado estadual Roberto Cidade (PV) assumiu a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2021-2022, na manhã desta segunda-feira (1/2). Os dez deputados e deputadas estaduais que passaram a compor a nova Mesa Diretora foram empossados, no plenário Ruy Araújo, na sede do Poder Legislativo.

A sessão foi realizada em formato híbrido. Já como novo presidente, Roberto Cidade disse vai conduzir a Aleam de forma democrática. “Agirei com austeridade e total transparência. Devemos prestar contas daquilo que fazemos ao nosso patrão, que é o povo. Estarei sempre norteado pela Constituição e pelo Regimento Interno da Aleam”, afirmou.

Segundo o novo presidente, a Casa vai priorizar matérias relacionadas à pandemia. “Todas as nossas decisões serão tomadas em conjunto com a Mesa Diretora. Vamos estar unidos para salvar vidas e buscar sempre o que é melhor para o povo do Amazonas, com autonomia que esta Casa Legislativa deve ter”, disse.

Os dez deputados e deputadas estaduais que passaram a compor a nova Mesa Diretora foram empossados nesta quarta. Foto: Danilo Mello/Aleam

Governador defende diálogo

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) participou de forma remota. Ele destacou que vai manter o diálogo com a Casa.

“Enquanto chefe do Executivo, quero me colocar à disposição, como sempre fiz, para o diálogo e para a construção das propostas que vão, sobretudo, atender aquelas pessoas que mais precisam. Em algum momento, e isso é natural e próprio da democracia, que haja divergência, mas que no momento das divergências possamos encontrar caminhos de diálogo para a solução de equilíbrio e de atendimento aos pleitos da coletividade”, disse o governador.

Wilson Lima ressaltou a contribuição que os parlamentares podem dar ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Amazonas. “Não existe outra missão nesse momento a fazer a não ser trabalhar para salvar a maior quantidade de vidas possíveis no Amazonas. Esse é o momento de cada um mostrar e assumir o compromisso pessoal, o compromisso não só enquanto ocupante de um cargo público, mas para também mostrar a sua solidariedade e o seu senso humanitário enquanto cidadão, enquanto morador do Amazonas”, afirmou.

Wilson Lima participou de forma remota. Foto: Diego Peres/Secom

Balanço

O ex-presidente deputado Josué Neto (Patriota) virou vice-presidente. Ele fez um balanço de sua administração.

De acordo com o parlamentar, entre os pontos fortes de sua gestão estão a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou os desvios na área da Saúde estadual, a nova Lei do Gás e o protagonismo da Aleam ao ser a primeira Casa Legislativa do Brasil a realizar as sessões plenárias virtuais e posteriormente, de forma híbrida.

“Não é um discurso de despedida, mas sim de compromisso renovado com o povo, com os colegas e com os servidores dessa Casa, os quais eu agradeço pelo seu empenho em favor do Legislativo nos últimos dois anos. Todo o estado do Amazonas começou a sofrer com a pandemia, mas apesar de tanta dificuldade, sempre buscamos a aproximação com a sociedade”, afirmou Josué.

Sessão foi realizada de forma híbrida. Foto: Diego Peres/Secom

Confira a composição da Mesa Diretora

Presidente: Roberto Maia Cidade Filho (PV);

1º vice-presidente: Josué Neto (Patriota);

2ª vice-presidente: Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas);

3º vice-presidente: Adjuto Afonso (PDT);

Secretário-geral: Delegado Péricles (PSL);

1º secretário: Álvaro Campelo (Progressistas);

2º secretário: Sinésio Campos (PT);

3º secretário: Fausto Jr. (MDB);

Ouvidor: Filipe Souza (Patriota);

Corregedora: Therezinha Ruiz (PSDB).

Presentes

Estiveram presentes à solenidade, de forma remota, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Desembargador Domingos Jorge Chalub; vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta; vice-almirante Ralph Dias Lopes, comandante do 9º Distrito Naval; Conselheiro Mário Mello, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ricardo de Paiva, Defensor Público-geral do Amazonas; Jair Souto, prefeito de Manaquiri e presidente da Associação Amazonense dos Municípios; Ralph Assayag, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus; Jorge Lima, presidente da Associação Comercial do Amazonas; Bi Garcia, prefeito de Parintins; professor Doutor Sylvio Puga, reitor da Universidade Federal do Amazonas, entre outros.

COMPARTILHE