Desde agosto, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) passou a realizar exames de legislação aos sábados. Até o final de setembro, 1.101 alunos conseguiram fazer a prova teórica, que é pré-requisito para a fase prática do processo de primeira habilitação.
Os exames estão sendo realizados na sede do órgão, localizada na Avenida Mario Ypiranga Monteiro, no bairro Parque 10, na Zona Centro-Sul de Manaus. A opção de utilizar os sábados surgiu devido à paralisação do Detran no auge da pandemia de Covid-19 e à retomada gradual dos atendimentos, o que gerou um fila de 13 mil exames de legislação represados.
Com a realização das provas de legislação aos sábados, o Detran-AM conseguiu reduzir o tempo de espera dos alunos entre as aulas de legislação e a realização da prova teórica e, consequentemente, o início da fase prática do processo de habilitação.
“A ideia da realização dos exames aos sábados surgiu em virtude da necessidade do Detran oferecer, com maior celeridade, a realização dessas provas aos alunos. Atualmente, com as adequações realizadas, o candidato que marcar a primeira prova poderá fazê-la em, aproximadamente, 11 dias. Antes, o prazo chegava a ser de até 70 dias”, esclareceu Wendell Menezes, controlador regional de trânsito do Detran-AM.
Agendamento
As vagas foram ampliadas para o mês de outubro e novembro. Os alunos que quiserem antecipar o exame teórico devem procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde concluíram as aulas teóricas de legislação. A autoescola vai entrar em contato com o Detran-AM e verificar a disponibilidade de vagas.
“Vamos continuar trabalhando para que possamos diminuir ainda mais o tempo de espera. O objetivo é que as pessoas possam fazer esse exame de formação teórica dentro de um prazo razoável, para dar continuidade e concluir todo o processo o quanto antes”, concluiu Menezes.
Outubro
Para outubro, o Detran-AM disponibilizou mais 797 vagas para os sábados. Esse número pode aumentar até o encerramento do mês.
A cada sábado, são disponibilizadas entre 80 e 412 vagas, a depender da demanda repassada pelas autoescolas.
As provas são realizadas das 8h30 às 16h30.