Manaus, 5 de julho de 2022

Geral

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Casarão de Ideias recebe exposição que retrata beleza do nu artístico, em Manaus

A exposição é assinada pelo fotógrafo Bernardo Oliveira.

Com informações da assessoria

O espaço cultural Casarão de Ideias, no Centro de Manaus, recebeu a exposição ‘Bella Natura’, na semana passada. A mostra é assinada pelo fotógrafo Bernardo Oliveira, e segue aberta para visitação até o dia 18 de novembro, de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.

A exposição, oriunda do Edital Ocupação 2020 lançado pelo próprio Casarão, conta com 14 fotografias produzidas por Bernardo, todas com modelos nuas e em meio a natureza.

O espaço recebe a mostra desde a última quarta-feira (4/11). “Acho que natureza e nudez combinam. Para mim, elas estão relacionadas. Gosto muito”, disse o fotógrafo, que, em 2009, deixou a publicidade para investir no universo da fotografia.

De acordo com Bernardo Oliveira, todo mundo gosta de fazer fotografar nu. “Só que conversando com as modelos, vi que tem um monte de outras coisas, que elas perceberam, e que passei a enxergar também. Dentre elas estão o apoio à causa feminista, a prática da autoaceitação e da autoestima”, comentou o fotógrafo.

Ele contou que, durante o processo de pesquisa, encontrou um artigo que aborda os benefícios psicológicos e fisiológicos ligados ao nu artístico. “A cabeça manda no corpo, não tem como a gente fugir muito. Acho que isso pode ser agregado também. No início, a ideia era mostrar somente a beleza artística, fotográfica, usando todos os corpos possíveis. Como a imagem abre interpretações, outras coisas podem ser agregadas a isso”, disse.

Segundo Bernardo, a aceitação do público foi positiva. “Muita gente compartilhou e se motivou a participar de ensaios artísticos. Não apenas mulheres, mas homens e pessoas trans também”, informou o profissional, que também fotografa casamentos e promove cursos on-line.

Protocolos

A direção do Casarão de Ideias afirmou que o espaço tem seguido todos os protocolos preconizados pelos órgãos de saúde e que o uso da máscara de proteção é obrigatório. “Além disso, o espaço conta com álcool em gel e termômetro para aferição de temperatura”, disse.

COMPARTILHE