Manaus, 2 de maio de 2024

Geral

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Bumbás e artistas do AM postam mensagens de apoio ao público LGBTQIA+

O Dia do Orgulho é celebrado nesta segunda-feira (28/6).

Por Sabrina Rocha

Em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta segunda-feira (28/6), os bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso, manifestaram apoio nas redes sociais. Artistas do Amazonas também publicaram mensagens voltadas ao público LGBTQIA+.

O Boi Garantido postou uma imagem que celebra a data, afirmando que o amor não tem orientação sexual. Na mensagem, o bumbá escreveu: “É pela arte. É pela resistência. É por humanidade. É por existir!”.

Também teve homenagem do apresentador do bumbá Garantido, Israel Paulain. Ele exaltou a diversidade, pedindo aplausos à comemoração da data e publicou uma foto do Boi Boiola, que é um dos principais representantes da comunidade LGBTQIA+ na cidade de Parintins.

Boi Garantido publicou mensagem. Arte: Divulgação

O Boi Caprichoso publicou um mosaico de fotos com artistas e torcedores que fazem parte da comunidade LGBTQIA+. “Não é um dia romântico, é um dia político. O Boi Caprichoso jamais será conivente com discursos homolesbotransfóbicos, camuflados de ‘liberdade de expressão’ ou de ‘humor'”, enfatizou o bumbá.

O apresentador oficial do Caprichoso, Edmundo Oran, também deixou uma mensagem nas redes. “Por acreditar que só o amor pode curar todo e qualquer preconceito de uma sociedade adoecida, apoio e coloco minha representatividade cultural a serviço da comunidade”, afirmou.

Caprichoso fez mosaico de fotos. Arte: Divulgação

A data ainda conta com manifestações de artistas locais, como Vivian Amorim, Uendel Pinheiro, Márcia Siqueira, e Lucilene Castro.

Vivian se manifestou por meio dos stories. Ela publicou uma imagem que explica o significado de cada letra da sigla. Já o cantor Uendel Pinheiro mostrou seu carinho e respeito à comunidade LGBTQIA+, celebrando a diversidade.

Márcia Siqueira, Edmundo Oran, Uendel Pinheiro e Lucilene Castro publicaram mensagens nas redes sociais. Fotos: Divulgação

A cantora Márcia Siqueira celebrou a data com uma imagem pedindo o fim da violência, do preconceito e lembrando o nome da travesti Dandara Kettley, que foi assassinada em 15 de fevereiro de 2017. Dandara foi espancada e executada a tiros no bairro Bom Jardim, em Fortaleza (CE).

Outra artista que também publicou apoio ao dia do orgulho LGBT, foi a cantora Lucilene Castro. “Qualquer maneira de amor valerá”, disse.

Vivian Amorim publicou arte que mostra o significado da sigla LGBTQIA+. Arte: Reprodução/Instagram

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!