Manaus, 23 de abril de 2024

Gastronomia

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur
Foto: Janailton Falcão/Amazonastur Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Tacacá e outros dois pratos favoritos durante as festas de fim de ano, no AM

Amazonastur preparou um roteiro gastronômico.

Com informações da assessoria

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) preparou um roteiro gastronômico com iguarias que fazem sucesso no Estado, durante as comemorações de fim de ano. Pirarucu de casaca, creme de cupuaçu e tacacá, conheça os três pratos favoritos dos amazonenses, neste período.

Tacacá é um dos pratos favoritos dos amazonenses no fim de ano. Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Pirarucu de Casaca

O pirarucu é considerado o maior peixe de água doce e surpreende pelo sabor sofisticado. Pode ser servido assado, grelhado ou ensopado, mas tradicionalmente é vendido seco e salgado, o que lhe rendeu a fama de Bacalhau da Amazônia.

O peixe é o ingrediente principal do famoso ‘Pirarucu de casaca‘, prato típico bastante consumido durante o ano todo, mas que durante as festividades ganha destaque nas mesas locais.

A base do ‘Pirarucu de casaca’ é uma cama de farinha de Uarini (farinha amarela de mandioca, produzida no município de Uarini, a 565 quilômetros de Manaus), que é misturada a camadas de banana pacovan (banana-da-terra) fritas e pirarucu desfiado.

Com essa base, o cozinheiro pode deixar a criatividade fluir e acrescentar os ingredientes de sua preferência, como verduras (cebola, pimentão e etc.), batata e o que mais a imaginação permitir.

Em Manaus, o prato pode ser encontrado nos estabelecimentos ao redor do Largo São Sebastião, no Centro da Cidade, onde também está localizado o Teatro Amazonas.

Creme de cupuaçu

A mais popular das frutas entre os amazonenses, o cupuaçu, é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha local. Com um sabor ácido e marcante, pode ser consumido em forma de suco, geleias, sorvete, cremes, recheio de bombons e em outras receitas.

Durante as festas de fim de ano, o cupuaçu sempre marca presença como sobremesa, sendo consumido em forma de cremes e tortas. É a sobremesa perfeita para confraternizar e surpreender os convidados com um prato de sabor único.

A polpa de cupuaçu pode ser encontrada em supermercados e feiras, já o fruto in natura é mais facilmente encontrado em feiras regionais, com destaque para a tradicional Feira da Banana, na Manaus Moderna.

Tacacá

Exagerou nas bebidas de fim de ano? Experimente tomar um tacacá! O tradicional caldo amazonense revigora e fortifica o corpo, cortando o efeito do cansaço.

A base do tacacá é o famoso tucupi, um líquido extraído da raiz da mandioca, cozido e fermentado por até cinco dias para virar o molho mais famoso da Região Norte. O caldo leva ainda camarão, folhas de jambu e goma de mandioca.

O caldo indígena é facilmente encontrado nas ruas e praças de todo o Estado, seja em bancas ou em feiras e com a popularidade do prato o ingrediente pode ser comprado nos supermercados da cidade de Manaus.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!