Manaus, 1 de dezembro de 2022

Festivais

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Para matar a saudade: baterista amazonense faz vídeos tocando toadas do Caprichoso

Percussionista participa da banda oficial de arena do boi azul.

Por Stephane Simões

O baterista amazonense Ygor Saunier tem publicado, em seu canal no YouTube, vídeos em que toca músicas do Boi Caprichoso. As publicações são uma forma de matar a saudade do Festival Folclórico de Parintins, que teve a edição de 2020 suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Ao Portal Edilene Mafra, o músico afirmou que, desde 2018, participa da banda oficial de arena do bumbá azul e branco.

Na última sexta-feira (29/01), ele divulgou um vídeo em que toca a toada ‘Aruanda’, lançada e apresentada pelo Boi Caprichoso em 2019. Assista, ao final.

Saunier é músico, professor e pesquisador de ritmos amazônicos. Ele contou que sua relação com o Boi Caprichoso começou em 2012, quando recebeu o convite para ser baterista do cantor David Assayag, com quem realizou diversos trabalhos, além de turnês em todo o Norte do Brasil.

Em 2018, o músico recebeu um convite do diretor musical do Caprichoso, Neil Armstrong, para integrar a banda oficial de arena. Ele ressaltou que sempre teve o sonho de tocar no Festival de Parintins.

Ygor Saunier faz vídeos tocando toadas do Caprichoso. Foto: Reprodução

“Com o avanço das minhas pesquisas, suscitou no Caprichoso o interesse de abrir uma sessão dentro da banda oficial só para percussões amazônicas e do Norte do Brasil, para agregar ainda mais a toda essa pluralidade cultural que o Caprichoso leva para a arena, sempre muito evidente”, disse.

Em seu canal no YouTube, Saunier tem outros vídeos em que toca toadas do Boi Caprichoso, entre elas, ‘Serpente Dinahí’. Ele também publicou o vídeo de ‘Waia-Toré’, no momento em que tocava na arena, no Festival de Parintins, em 2019.

Músico participa da banda oficial de arena do Caprichoso, desde 2018. Foto: Reprodução

“Infelizmente, não tivemos Festival no ano passado. Mas, sempre que posso, eu posto no meu canal esses vídeos tocando bateria nas músicas do Caprichoso. E tem tido uma ótima repercussão e receptividade entre os parintinenses e amazonenses”, afirmou.

‘Aruanda’, ‘Waia-Toré’ e ‘Serpente Dinhahí’ foram lançadas no CD de 2019, do Boi Caprichoso. As toadas foram tocadas na arena, durante o Festival de 2019, ano em que o Caprichoso defendeu o tema ‘Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis’.

Veja o vídeo da toada ‘Aruanda’:

Sobre o músico

Ygor Saunier é músico, baterista/percussionista, pesquisador dos ritmos musicais amazônicos e autor do livro ‘Tambores da Amazônia’. Natural de Maués, no Amazonas, atualmente, Saunier mora em São Paulo.

COMPARTILHE