O baterista amazonense Ygor Saunier tem publicado, em seu canal no YouTube, vídeos em que toca músicas do Boi Caprichoso. As publicações são uma forma de matar a saudade do Festival Folclórico de Parintins, que teve a edição de 2020 suspensa por conta da pandemia da Covid-19. Ao Portal Edilene Mafra, o músico afirmou que, desde 2018, participa da banda oficial de arena do bumbá azul e branco.
Na última sexta-feira (29/01), ele divulgou um vídeo em que toca a toada ‘Aruanda’, lançada e apresentada pelo Boi Caprichoso em 2019. Assista, ao final.
Saunier é músico, professor e pesquisador de ritmos amazônicos. Ele contou que sua relação com o Boi Caprichoso começou em 2012, quando recebeu o convite para ser baterista do cantor David Assayag, com quem realizou diversos trabalhos, além de turnês em todo o Norte do Brasil.
Em 2018, o músico recebeu um convite do diretor musical do Caprichoso, Neil Armstrong, para integrar a banda oficial de arena. Ele ressaltou que sempre teve o sonho de tocar no Festival de Parintins.
“Com o avanço das minhas pesquisas, suscitou no Caprichoso o interesse de abrir uma sessão dentro da banda oficial só para percussões amazônicas e do Norte do Brasil, para agregar ainda mais a toda essa pluralidade cultural que o Caprichoso leva para a arena, sempre muito evidente”, disse.
Em seu canal no YouTube, Saunier tem outros vídeos em que toca toadas do Boi Caprichoso, entre elas, ‘Serpente Dinahí’. Ele também publicou o vídeo de ‘Waia-Toré’, no momento em que tocava na arena, no Festival de Parintins, em 2019.
“Infelizmente, não tivemos Festival no ano passado. Mas, sempre que posso, eu posto no meu canal esses vídeos tocando bateria nas músicas do Caprichoso. E tem tido uma ótima repercussão e receptividade entre os parintinenses e amazonenses”, afirmou.
‘Aruanda’, ‘Waia-Toré’ e ‘Serpente Dinhahí’ foram lançadas no CD de 2019, do Boi Caprichoso. As toadas foram tocadas na arena, durante o Festival de 2019, ano em que o Caprichoso defendeu o tema ‘Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis’.
Veja o vídeo da toada ‘Aruanda’:
Sobre o músico
Ygor Saunier é músico, baterista/percussionista, pesquisador dos ritmos musicais amazônicos e autor do livro ‘Tambores da Amazônia’. Natural de Maués, no Amazonas, atualmente, Saunier mora em São Paulo.