Manaus, 2 de dezembro de 2022

Festivais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘Mova-se’ vai começar na sexta com espetáculo transmitido pelo YouTube

'Enruína' é resultado de reflexões sobre casas abandonadas do Centro de Manaus.

Da redação

A 11ª edição do ‘Mova-se Festival: Solos, Duos e Trios’ vai começar na sexta-feira (27/11). O evento seguirá até o dia 13 de dezembro, com programação adaptada à internet. O espetáculo de abertura, ‘Enruína’, da companhia amazonense Enlugar Art Movimento, será transmitido, às 21h (horário de Brasília), pelo YouTube.

O espetáculo ‘Enruína’ é resultado de reflexões sobre casas abandonadas do Centro de Manaus. A transmissão será pelo canal do espaço cultural Casarão de Ideias, responsável pelo festival.

‘MovaseZinho’

No sábado (28/11), a partir 16h, será realizado o ‘MovaseZinho’, destinado ao público infantil. O evento ocorrerá no Teatro Amazonas, com apresentação de ‘Sodade’, da Panorando Cia. É preciso agendar a participação diretamente no teatro.

‘Sodade’ aborda o imaginário nordestino. Após a perda de um amigo, um grupo revive momentos do passado. Lembranças de romances, diversão e conflitos fazem parte da saudade, ou melhor, ‘Sodade’.

Batalhas 2 X2 All Style

Ainda no sábado, às 20h, serão realizadas as Batalhas 2 X2 All Style, no Teatro Amazonas. É preciso fazer agendamento prévio.

No domingo (29/11), às 19h, no Teatro Amazonas, será realizada uma nova edição das Batalhas 2 X2 All Style com agendamento prévio.

BMX Flatland Manaus/Brasil

No domingo (29), às 17h, no Largo São Sebastião, no Centro, será a vez do BMX Flatland Manaus/Brasil, com manobras radicais e performances especiais em bicicletas.

Mova-se na Rua

De 1º a 3 de dezembro, será realizado o ‘Mova-se na Rua’, uma ação paralela ao Mova-se Festival.

Ao longo de três dias, os usuários do transporte público poderão acompanhar, em grandes telões instalados nos terminais de ônibus, apresentações com espetáculos nacionais e internacionais.

No dia 1º, o telão estará no Terminal de Integração 3 (T3), no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus; no dia 2, no Terminal de Integração 4 (T4), no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste e, no dia 3, no Terminal de Integração 5 (T5), no bairro São José, Zona Leste.

Apresentações nacionais

Ainda dentro da programação do Mova-se, entre os dias 4 e 6 de dezembro, será realizadas, de forma on-line, as apresentações dos espetáculos nacionais previamente selecionados pela curadoria do festival.

No dia 4, às 21h (horário de Brasília), será apresentado ‘Outono’, da Cia. Mineira de Teatro, com exibição pelo canal do Casarão de Ideias, no YouTube.

No dia 5, às 20h (horário de Brasília), será possível assistir ‘As Vezes Eu Kahlo’, da Geda Cia de Dança e ‘Corpo Máquina’, da Robo.Art; e no dia 6, no mesmo horário, ‘Titiksha’, da Nalini Cia. de Dança.

Programação formativa

Também de forma on-line, a programação formativa do Mova-se será de 8 a 10 de dezembro, com a oficina ‘Ferramentas Para Muitas Danças’, ministrada por Alex Neoral e com as Conversas com Criadores com os temas ‘Enruína: Diálogo Sobre o Processo’ e ‘Uma Batalha Por Transformar Vidas Através da Cultura Hip Hop’.

Mostra Iberoamericana

Finalizando a programação do 11º Mova-se Festival ocorre, de 11 a 13 de dezembro, via YouTube, as apresentações internacionais dos espetáculos ‘Grietas en el Água’, da Caminantes Danza (Espanha); ‘Lunática’, da Corporación Humor y Vida (Equador); ‘Isto Não é Uma Mesa’, da A4Filmes (Colômbia/Brasil); ‘Primeiro A Las 10’, da Samoa Produções (Peru); ‘Dês-Tierra’, de Cristian David (Colômbia) e ‘Loop’, de Esteben Hezkibel (Argentina). 

O Mova-se foi contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2019, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); da Fundação Nacional de Arte (Funarte), por meio do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas (Programa Iberescena), na categoria Apoio a Festivais e patrocínio do Banco da Amazônia, por meio da Lei Rouanet.

COMPARTILHE