O ‘Festival Folclórico do Amazonas 2024 divulgou os vencedores da Categoria Ouro nessa terça-feira, 30 de julho de 2024. Confira a lista dos campeões.
O evento foi realizado entre os dias 13 e 24 de julho no Centro Cultural Povos da Amazônia, Zona Sul de Manaus.
LEIA TAMBÉM
Boi Corre Campo é heptcampeão do ‘Festival Folclórico do Amazonas 2024’
CONFIRA OS VENCEDORES POR CATEGORIA
QUADRILHA TRADICIONAL
A Quadrilha Caipira na Roça venceu com 179,9 pontos. A apresentação destacou a saga de Pedro Malasarte, personagem que ao chegar no Brasil, transformou-se em uma figura semelhante a Robin Hood.
CIRANDA
A Ciranda do Binha venceu com 259,8 pontos sua categoria. O grupo explorou a formação de círculos através das civilizações.
DANÇA NORDESTINA
A Dança Nordestina Cabras de Lampião venceu com 219,7 pontos. A dança apresentou a história de Pernambuco em cores e coreografias.
DANÇA INTERNACIONAL
O grupo Caxemira, que concorria na categoria venceu com 120 pontos. Na arena o grupo apresentou o espetáculo ‘Padmavati e o Velho de Fogo por Amor e Honra’, que consagrou a vitória do grupo com o tetracampeonato na categoria Ouro.
CACETINHO POVOS INDÍGENAS
Na categoria Cacetinho, a dança Baniwa venceu com 259,4 pontos, apresentando o tema ‘Tribos: Um grito pela resistência tribal’. Entre os Povos Indígenas, Maués conquistou a vitória com 236,7 pontos.
QUADRILHA ALTERNAIVA E DANÇA DO CAFÉ
Na Quadrilha Alternativa, Furacão Mistura de Ritmos triunfou com 199,7 pontos. A Dança do Café foi vencida pelo Café do Ajuricaba com 200 pontos.
DANÇA REGIONAL E QUARILHA CÔMICA
O Grupo Serafina garantiu a vitória na Dança Regional com 219,3 pontos, marcando o bicampeonato. Na Quadrilha Cômica, a Folia e Fuleragem alcançou 219,5 pontos com o tema ‘Planeta Xuxa’, conquistando seu primeiro título na Categoria Ouro.
QUADRILHA DE DUELO E DANÇA AFRO
Na Quadrilha de Duelo, Os Intocáveis na Roça venceram com 199,4 pontos.
A Dança Afro foi vencida pelo Candomblé Afro com 180 pontos.
GARROTE REGINAL E GARROTE TRADICIONAL
O Garrote Regional foi sagrado campeão pelo grupo Estrelinha, liderado pelo presidente Francisco Soares, enquanto o Garrote Tradicional teve como vencedor o Brilho do Campo, com 760,5 pontos.