O Boi-bumbá Corre Campo é heptcampeão do ‘Festival Folclórico do Amazonas 2024’ – Categoria Ouro, com 339,9 pontos. A apuração das notas ocorreu na noite dessa segunda-feira, 29 de julho, no Sambódromo de Manaus
É a sétima consecutiva que o bumbá é campeão, e defendeu o tema ‘Meu canto é livre!’.
CONFIRA A PONTUAÇÃO DOS BOIS DE MANAUS
BOI BRILHANTE
Criado em 1982, no bairro da Praça 14 de Janeiro, o boi-bumbá Brilhante levou o troféu de vice-campeão, com 339,3 pontos.
A temática da apresentação do grupo foi ‘Esporas Etos Ancestral’, com as cores azul brilhante, verde neon, laranja e dourado nas indumentárias.
BOI GARANHÃO
O Boi Garanhão, do bairro do Educandos, ficou em terceiro lugar com 338,8 pontos. Defendeu o tema ‘Boi Garanhão 2024 – O verde que abraça a esperança’.
Fundado em 1991, o bumbá levou o bônus do troféu de Melhor Galera do Festival, uma novidade da edição 2024 da disputa dos Bois de Manaus.
BOI GALANTE
O boi-bumbá Galante de Manaus ficou em quarto lugar com 337,7 pontos. O boi foi criado em 1993, por um grupo de amigos, no reduto do bairro Zumbi dos Palmares, na Zona Leste de Manaus.
BOI TIRA PROSA
O bumbá Tira Prosa, que defendeu o tema ‘Tira Prosa – Folguedo, o legado de um povo!’, obteve 335,5 pontos, ficando em quinto lugar.
Nascido no bairro de Santa Luzia, o boi representado pelo coração, carrega um legado de 80 anos de tradição.
BOI CLAMOR
O boi Clamor de um Povo obteve 333,4 pontos com o tema ‘Amazônia de encantarias’, ficando em sexto lugar.
Fundado por Domingos Matos em 1996, originalmente como um grupo de dança que se apresentava em arraiais e festivais em Manaus, em meados de 2001, o grupo tornou-se tribo e em 2015 ocorreu a última transição para boi-bumbá.