Manaus, 13 de maio de 2024

Festivais

Foto: Macio James/SEC-AM
Foto: Macio James/SEC-AM Foto: Macio James/SEC-AM

‘Festival Folclórico do Amazonas 2023’: veja lista dos vencedores da Categoria Ouro

Ao todo, 64 grupos entraram na disputa pelo primeiro lugar.

Da Redação

O Festival Folclórico do Amazonas 2023 divulgou os vencedores da Categoria Ouro nesta segunda-feira, 31 de julho de 2023. Confira a lista dos campeões.

A apuração das notas dos 64 grupos de dança aconteceu no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. Começou pela manhã e se estendendo pela tarde, no auditório Daniel Gentil.

Distribuídos em 13 modalidades, os 64 grupos entraram na disputa pelo primeiro lugar da Categoria Ouro de 2023.

Grupo Justiceiros do Sertão. Foto: Macio James/SEC-AM

GRUPOS DE DANÇA VENCEDORES DA CATEGORIA OURO 2023:

  • Justiceiros do Sertão (Dança Nordestina)
  • Brilho do Campo (Garrote Tradicional)
  • Em Busca da Paz (Quadrilha de Duelo)
  • Baniwa (Cacetinho)
  • Serafina (Dança Regional)
  • Estrelinha (Garrote Regional)
  • Explosão Junina na Roça (Quadrilha Tradicional)
  • Maués (Tribo)
  • Caxemira (Dança Internacional)
  • Imperatriz do Norte (Ciranda)
  • Café XV de Outubro (Dança Nacional)
  • Funk na Roça (Quadrilha Alternativa) e
  • Garotas da Noite (Quadrilha Cômica).

GRUPOS CELEBRAM VITÓRIA

Entre as modalidades mais disputadas, está a Dança Nordestina. O título de campeão de 2023 foi dado aos Justiceiros do Sertão e, com ele veio também o pentacampeonato.

“Foram meses e meses trabalhando, todos os brincantes, diretoria, costureiras e família, esse título é de todas essas pessoas que colaboram de maneira incansável para colocar um lindo espetáculo na arena”, disse, emocionado, o representante do grupo, Alison Mourão.

O grupo nasceu no bairro de São José Operário, Zona Leste de Manaus, somando 24 anos de atividades e, atualmente, com 72 pares de brincantes.

O grupo ‘Baniwa’ comemora o tricampeonato na modalidade Cacetinho, considerada uma das mais tradicionais do festival.

O grupo foi fundado há 21 anos, no bairro Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Manaus. A representante, Elizabete Albuquerque, destacou a garra dos 125 integrantes.

“Essa vitória atribuo aos nossos meninos guerreiros baniwa, que muitas vezes, depois do trabalho, estavam lá para ensaiar, também às índias guerreiras e a toda coordenação, profissionais e brincantes”, disse Elizabete.

Outra modalidade disputada, concentrando 12 grupos folclóricos, foi a Quadrilha Tradicional. Quem levou o troféu de campeão foi a ‘Explosão Junina na Roça’.

A presidente da agremiação, Cléo Araújo, contou que desde 2019 o grupo participa da Categoria Ouro, no entanto, o título chegou somente neste ano.

“É uma felicidade geral. Fizemos 17 anos na última sexta-feira e esse é o nosso presente. Conseguimos colocar 40 pares na bola (CCPA), foi um trabalho fruto de um conjunto da obra. Estou muito emocionada, esperamos muito por esse momento e trabalhamos para merecer esta vitória”, ressaltou Cleo.

FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS

O Festival Folclórico do Amazonas é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Em 2023, o evento aconteceu entre os dias 15 e 26 de julho no Povos da Amazônia, e 28 e 29 de julho, no Sambódromo de Manaus.

Segundo o diretor de eventos da secretaria, José Luís Santos, presidente da mesa apuradora, cada noite de apresentação no CCPA reuniu um público rotativo superior a 10 mil pessoas.

“Os grupos apresentaram uma evolução muito grande, em relação ao ano passado, o nível elevado das apresentações, alegorias, organização, o que foi um fator muito positivo. Eles investiram e a disputa não poderia ser diferente, muito acirrada”, disse José Luis.

Também participaram da mesa apuradora, a assessora jurídica da secretaria, Gabriele Cunha, além dos presidentes e representantes das associações folclóricas e da Liga Independente dos Grupos Folclóricos.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!