Manaus, 30 de abril de 2024

Festivais

Foto: Reprodução/Boi Caprichoso
Foto: Reprodução/Boi Caprichoso Foto: Reprodução/Boi Caprichoso

Boi Caprichoso lembra dedicação de Dona Joana Carvalho e lamenta falecimento

Ela era mãe de Karú, Leandro e Jorgino, o 'Pojó'.

Da redação

A costureira Joana da Costa Carvalho morreu no Hospital Jofre Cohen, em Parintins, no Amazonas, 81 anos. Ela era mãe do vice-presidente do Boi Caprichoso, Karú Carvalho, do diretor comercial, Leandro Carvalho, e do artista Jorgino Carvalho, o ‘Pojó’. Nesta quarta-feira (3/3), o bumbá lembrou a dedicação de Dona Joana e lamentou o falecimento.

De acordo com o Caprichoso, quando criança, o atual presidente da agremiação, Jender Lobato, acompanhava a costureira nas idas ao Bumbódromo. “Dona Joana levava o filho da saudosa professora Ana Adélia e seu João Lobato para assistir o Boi Caprichoso da arquibancada no Bumbódromo”, informou.

Jender Lobato, Dona Joana Carvalho e Karú Carvalho. Foto: Reprodução/Boi Caprichoso

Ela também levava os filhos, ainda pequenos, para acompanhar os ensaios no curral azulado.

O bumbá destacou que Dona Joana era de família humilde, com origem na comunidade São João do Jacú, Rio Uaicurapá. “Foi um exemplo de dedicação, de luta e de trabalho. Não tinha medo de colocar a mão na massa para qualquer desafio”, ressaltou.

Segundo o Caprichoso, em 1987, quando Karú Carvalho se tornou artista do boi da estrela, na gestão de Irineu Teixeira, a mãe percebeu que era a oportunidade de a família melhorar a renda e decidiu mandar todos para ajudar o filho no galpão.

“Dona Joana não se intimidou e ajudou o filho na decoração de suas obras. Karú se firmou como um dos grandes nomes do Festival de Parintins e chegou ao Carnaval do Rio de Janeiro, onde trabalhou com o mago Joãozinho Trinta e com o designer da Globo, Hans Donner”, relembrou o bumbá.

Conforme o Caprichoso, quando não podia acompanhar o filho nas apresentações, Dona Joana acompanhava a apresentação por um rádio de pilha. “Todas as vezes que Karú Carvalho entrava na arena e era abordado para entrevistas, ele jamais deixou de abraçar seus pais que o acompanhavam em São João do Jacú. Mesmo longe, eles se mantinham muito perto”, destacou.

Para o bumbá, Dona Joana, mantinha identidade com a Francesa, reduto tradicional do Boi Caprichoso. “Foi forte, criou os filhos, os fez serem Caprichoso. Hoje, a chuva que cai sobre a Ilha Tupinambarana faz os céus chorarem pelo falecimento da matriarca da família Carvalho”, escreveu.

O Caprichoso lamentou o falecimento e prestou solidariedade à família. “Força Karú, Força Leandro, Força Pojó, e todos os seus familiares. A diretoria do Boi Caprichoso e o presidente Jender Lobato manifestam os mais profundos sentimentos de pesar e solidariedade. Que Deus conforte a todos e receba essa grande estrela chamada Joana Carvalho”, finalizou.

A causa da morte não foi divulgada.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!