O Festival de Cirandas de Manacapuru 2022 não vai ter disputa por título de campeão, após acidente com os integrantes da Flor Matizada, no domingo (28/8). A Comissão Organizadora e a Comissão Julgadora do evento informou que as as notas dos jurados foram incineradas no 9° Batalhão de Polícia Militar, em Manacapuru, nesta segunda-feira (29/8).
As notas eram referentes a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura na sexta-feira (26/8), Ciranda Tradicional no sábado (27/8), além da Ciranda Flor Matizada.
A decisão desfaz ainda o título de honra previsto para a Tradicional, que não conseguiu concluir a apresentação que foi interrompida após forte chuva.
Em documento, a Comissão de Jurados e a Comissão Organizadora do festival prestou os profundos sentimentos e demonstração de respeito à comunidade artística da região.
O acidente
O acidente ocorreu durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada no domingo (28/8). A agremiação encerraria as apresentações da edição 2022, que ocorreu na Arena do Parque do Ingá, em Manacapuru.
Nas imagens, é possível ver quando uma alegoria se desmonta no ar e cai sobre cirandeiros que estavam no centro da arena. A ponta do guindaste que sustentava a alegoria também se desprendeu e caiu.
As vítimas são todas da Ciranda Flor Matizada e estavam na guindaste/alegoria que caiu. No total, 23 pessoas sofreram algum tipo de lesão.
Festival de Cirandas
O Festival de Cirandas de Manacapuru é considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas. Três agremiações disputam o título de melhor ciranda: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.
Realizado anualmente, o festival estava suspenso há dois anos, por causa da pandemia.