Manaus, 22 de julho de 2024

Festivais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Vítimas de acidente com guindaste no Festival de Cirandas são da Flor Matizada e estavam em alegoria

No total, 26 pessoas ficaram feridas no acidente.

Da Redação

As vítimas de acidente com guindaste no Festival de Cirandas de Manacapuru 2022 são todas da Ciranda Flor Matizada e estavam na alegoria que caiu. Em nota, o Governo do Amazonas informou que 23 pessoas sofreram algum tipo de lesão. O número total de feridos teve atualizações.

Ainda de acordo com informações da nota, o Governo do Estado enviou dez ambulâncias ao longo da noite de domingo (28/8) e madrugada desta segunda-feira (29/8) para transferência de vítimas para Manaus.

A a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) coordenou a transferência de 17 vítimas, que deram entrada nos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, situados na capital amazonense. Destes, seis pacientes são considerados graves.

Acidente no Festival de Cirandas de Manacapuru 2022. Foto: Divulgação

O acidente

Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do acidente, que ocorreu durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada. A agremiação encerraria as apresentações da edição 2022, que ocorreu na Arena do Parque do Ingá, em Manacapuru.

Nas imagens, é possível ver quando uma alegoria se desmonta no ar e cai sobre cirandeiros que estavam no centro da arena. A ponta do guindaste que sustentava a alegoria também se desprendeu e caiu.

Acidente no Festival de Cirandas de Manacapuru 2022. Foto: Divulgação

Festival de Cirandas

O Festival de Cirandas de Manacapuru é considerado o segundo maior festival folclórico do Amazonas. Três agremiações disputam o título de melhor ciranda: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.

Realizado anualmente, o festival estava suspenso há dois anos, por causa da pandemia.

A edição 2022 começou na sexta-feira (26/8), com a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura. A Ciranda Tradicional se apresentou no sábado (27/8). E a Ciranda Flor Matizada encerrava as apresentações neste domingo (28/8).

Leia a íntegra da nota do Governo do Estado, abaixo:

NOTA ACIDENTE NO FESTIVAL DAS CIRANDAS

O Governo do Amazonas atualiza as informações sobre o atendimento às vítimas do acidente ocorrido durante o 24° Festival das Cirandas de Manacapuru, na noite deste domingo (28/08). Foram encaminhadas para atendimento no Hospital de Manacapuru 26 pessoas que sofreram algum tipo de lesão por conta do acidente. Todas as vítimas são brincantes da ciranda Flor Matizada e estavam no guindaste/alegoria que despencou de uma altura de cerca de dez metros durante o espetáculo.

As pessoas feridas têm entre 18 e 42 anos de idade. São 14 homens e 11 mulheres. Seguindo determinação do governador Wilson Lima, que colocou toda a estrutura do Governo do Estado disponível para atendimento do caso, foram enviadas dez ambulâncias ao longo da noite e madrugada para transferência de vítimas para Manaus.

Até as 9h da manhã desta segunda-feira (29/8), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) coordenou a transferência de 17 vítimas para Manaus. Elas deram entrada nos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo. Seis pacientes são considerados graves.

*Matéria atualizada no dia 30 de agosto de 2022, às 8h24

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!