Manaus, 20 de outubro de 2021

Entretenimento

Foto: Keynes Breves/Semmas
Foto: Keynes Breves/Semmas Foto: Keynes Breves/Semmas

Parque do Mindu realiza atividades gratuitas neste sábado

Interação com a natureza por meio da observação de aves está no roteiro.

Com informações da assessoria

O Parque do Mindu, situado na Zona Centro-Sul de Manaus, vai realizar diferentes atividades gratuitas para todos os públicos, neste sábado (17/9). Entre os eventos, estão atividades físicas e esportivas, lançamento de livros, ações de combate a resíduos e interação com a natureza por meio da observação de aves.

Os portões foram abertos às 6h e as atividades começam 7h50 e seguem até as 17h. Todos os eventos têm o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, a população tem procurado bastante as unidades de conservação e parques de Manaus, especialmente o Parque do Mindu, para contemplar a natureza, ver animais silvestres, praticar atividades físicas e esportivas.

“A procura está sendo muito grande, mas temos que lembrar que ainda estamos vivendo em uma pandemia, portanto, todos os protocolos de combate à Covid-19 serão exigidos para o público que for frequentar o parque”, informou Stroski.

Os portões serão abertos às 6h, mas as atividades iniciam a partir das 7h50 e seguem até às 17h. Foto: Keynes Breves/Semmas

Aves

Para os apaixonados em observação de aves, o Projeto ‘Vem Passarinhar Manaus’ realiza a 1ª ‘Passarinhada’ do ano, a partir das 8h. O projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem o objetivo de aproximar a população dos ambientes florestais presentes na cidade, promovendo a ciência cidadã, levantando a bandeira da preservação e o manejo da avifauna.

A organização da ‘Passarinhada’ informou que será formado um grupo de 15 pessoas e as vagas são limitadas.

Orientou, ainda, sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras durante a ação, e que os participantes levem água, protetor solar, além de equipamentos para registrar as aves. Quem não tiver equipamentos, os organizadores da atividade vão disponibilizar alguns itens, como câmeras e binóculos.

Resíduo

Visando a conscientização e a realização de ações de combate à resíduos, a Marinha do Brasil realiza o World Cleanup Day (WCD), iniciativa global alinhada à Agência Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Por conta disto, os militares da Marinha realizarão a ação de limpeza do igarapé do Mindu, neste sábado (17/9), a partir das 8h.

O Parque do Mindu fica situado na Zona Centro-Sul de Manaus. Foto: Keynes Breves/Semmas

Agita

A partir das 7h50, o grupo Agita da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) estará no Parque do Mindu, para a realização de atividades de alongamento e ginástica funcional. O objetivo do grupo é realizar atividades físicas e de lazer nas praças e parques de Manaus e, neste sábado (17/9), o Mindu foi o escolhido pelo grupo.

Literatura

De 8h às 11h, o anfiteatro do Parque do Mindu recebe a primeira edição do ‘Manhã Cultural’, evento realizado pela Editora Valer, que vai proporcionar encontros acadêmicos e literários para os frequentadores do parque. Na oportunidade, segundo a coordenação do evento, a editora vai oferecer coffee break para os presentes e, ainda, um desconto de 50% para quem for comprar os livros expostos no local.

O tema desse primeiro evento é ‘História, Cultura e Sociedade’, no qual escritores e leitores se encontrarão para um bate-papo sobre cultura, sociedade, história e Amazônia, enquanto saboreiam o café e, nos intervalos das apresentações, música popular brasileira, com France Martins (voz e violão). Saiba mais sobre o evento aqui.

Escoteiros

E para finalizar a programação deste sábado (17/9), de 14h30 às 17h, o parque receberá os membros da associação civil educativa e beneficente ‘Grupo Escoteiro La Salle’.

A visita do grupo, em torno de 70 componentes, tem o objetivo de desenvolver atividades lúdicas e fazer um passeio pelo parque.

Para mais detalhes, siga as redes sociais da Semmas, tanto no Facebook quanto no Instagram (@SemmasManaus).

COMPARTILHE