Com a retomada gradual de eventos culturais presenciais, a Editora Valer volta a proporcionar encontros acadêmicos e literários em Manaus. No sábado (18/9), a empresa vai realizar a primeira ‘Manhã Cultural’, no Parque do Mindu, Zona Centro-Sul da cidade, das 8h às 11h. No local, a editora oferecerá livros com desconto de 50%. O evento terá entrada gratuita.
A editora promete uma manhã com muito bate-papo sobre cultura, sociedade, história e Amazônia. Além de saborear um coffee break especial, os participantes vão curtir Música Popular Brasileira (MPB), com France Martins (voz e violão).
O tema da primeira ‘Manhã Cultural’ é ‘História, Cultura e Sociedade’. A programação principal conta com dez autores. Eles estarão no anfiteatro do Parque do Mindu, para falar sobre os seus livros, obras lançadas pela Valer recentemente.
Os convidados são Renan Freitas Pinto, Antônio Witkoski, Elisângela Maciel, Jaime Diakara, Hiana Magalhães, Auxiliomar Ugarte, Robeilton Gomes, César Bubolz, Pedro Marcos Mansour Andes e Adriana Brito Barata Cabral.
A professora-doutora e coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, e o escritor Tenório Telles, vão apresentar o encontro.
Ao final da apresentação dos autores, a editora fará uma sessão de autógrafos.
Será o primeiro evento de quatro ‘Manhãs Culturais’ que a Valer planeja promover. “As próximas datas serão divulgadas em breve”, destaca a editora.
A empresa conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que cedeu o espaço do Parque do Mindu para a realização do evento.
“A Valer ressalta a importância de seguir as normas da OMS [Organização Mundial da Saúde] durante o encontro, como o uso de máscara e álcool 70%”, afirmou.
Conheça os autores
Renan Freitas Pinto
Possui graduação em Letras Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (1969), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente, é professor titular na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Pensamento Social, História das Ideias, Desenvolvimento Regional e Trabalho Feminino.
Antonio Carlos Witkoski
Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB (1998) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará — UFC (2002). Atualmente, é professor Titular do Departamento de Ciências Sociais — DCIS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia — PPG/CASA da Ufam. Desenvolve pesquisa na área de Sociologia, Sociologia Rural e Sociologia Ambiental, investigando o seguinte universo temático: desenvolvimento sustentável, ecodesenvolvimento, etnoconhecimento, etnoconservação, processos de adaptabilidade à várzea amazônica, labor, trabalho, política, pesca na várzea amazônica, camponeses da várzea etc.
Auxiliomar Silva Ugarte
É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2004); possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Ufam (1992), especialização em História Social da Amazônia pela Ufam (1998). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Amazonas e Membro de corpo editorial da Raízes da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América. Atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Conquista Europeia, Povos Indígenas, Amazônia, Cronistas ibéricos, Imaginário.
César Augusto Bubolz Queirós
É doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuando tanto no Departamento de História quanto no Programa de Pós-Graduação em História. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFAP. Atualmente, exerce a função de Coordenador do Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia (LABUHTA) e Coordenador do curso de História do PARFOR. É líder do grupo de pesquisa do CNPq Centro de Estudos sobre Trabalho e Ditadura e é membro dos grupos Governos Militares na Amazônia: entre memórias e histórias (UFPA) e História Social da Amazônia (Ufam).
Robeilton de Souza Gomes
É professor de História na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui mestrado em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (2013). É membro do Núcleo de Pesquisa em Política, Instituições e Práticas Sociais (POLIS-DH-Ufam), do Laboratório de História e Cinema (UFRRJ/IM) e do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI-IM-UFRRJ).
Hiana Rodrigues da Silva Magalhães
Hiana Magalhães Rodrigues da Silva Magalhães possui Graduação em História pela Universidade Estadual do Amazonas-UEA-CESP e pós-graduação em Docência do Ensino Superior Faculdades Idaam. Também possui Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Amazonas (PPGH/Ufam). Atua como professora-assistente no curso de História – Mediação Tecnológica, no município de Itacoatiara/UEA.
Elisângela Maciel
É graduada em História (UFAM); especialista em História e Historiografia da Amazônia (Ufam) e estre em História Social (Ufam). Também é outoranda em História Social da Amazônia (UFPA).
Jaime Diakara
É indígena da etnia Dessana, escritor de Literatura Indígena Infanto-juvenil; pesquisador do Núcleo da Amazônia Indígena (NEAI/Ufam); representante do Colegiado Indígena PPgas- Ufam. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena-UEA e mestrado em Antropologia Social – Ufam. É doutorando em Antropologia Social – UFA
Pedro Marcos Mansour Andes
É graduado em História (Ufam); especialista em História Social da Amazônia (Ufam); mestre em História Social (Ufam) e doutorando em História Social da Amazônia (UFPA)
Adriana Brito Barata Cabral
É graduada em História (Ufam); mestre em História Social ( Ufam ) e doutoranda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
SERVIÇO
Evento: ‘Manhã Cultural’ da Editora Valer
Local: Parque do Mindu, Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus
Horário: 8h às 11h
Entrada: gratuita