Manaus, 13 de julho de 2024

Entretenimento

Arte: Asseeam/Divulgação
Arte: Asseeam/Divulgação Arte: Asseeam/Divulgação

Evento-teste no AM previsto para setembro trocará mesas por cabines; veja detalhes do projeto

Se aprovado, evento será no Podium da Arena, e traz exigências.

Por Eliena Monteiro e Sabrina Rocha

O setor de entretenimento do Amazonas criou uma proposta de evento-teste para o Estado. Se o projeto for aprovado, a festa será realizada no Podium da Arena da Amazônia, em Manaus, em setembro. O Portal Edilene Mafra apurou que a proposta prevê cabines no lugar de mesas, comprovação de vacinação e exames de Covid 48 horas antes do evento. Saiba mais detalhes, assista a um vídeo e veja fotos do projeto.

A proposta é chamada de evento-teste porque servirá de modelo para outros festas que serão realizadas no Amazonas durante a pandemia. A Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (Asseeam) apresentou a ideia ao Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Estado no dia 23 de julho de 2021.

Imagem mostra visão geral da Arena da Amazônia, com destaque para a área do Podium nas cores vermelha, amarela e azul. Arte: Asseeam/Divulgação

A entidade também entregou o projeto a outros órgãos responsáveis pelo retorno gradual dos eventos em Manaus. De acordo com a Asseeam, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), vinculada ao Estado, aprovou a proposta na última sexta-feira (13/8). O

Mas, para ser realizado, o evento ainda precisa da autorização da Prefeitura de Manaus, segundo o vice-presidente da Asseeam, DJ Evandro Júnior. O Município é o responsável por liberar licenças a autorizações para eventos na cidade.

“Ontem [segunda-feira, 16 de agosto de 2021], demos entrada junto à Prefeitura de Manaus. O Município pediu que a gente solicite um laudo técnico da FVS. Com o laudo, a prefeitura vai poder publicar um decreto específico para o evento-teste “, informou o vice-representante da associação.

Evandro Jr disse ter elaborado o projeto ainda em novembro de 2020. “Ele é o teste para a gente saber se já pode voltar ou não [com eventos], além de que, dando certo nesse formato, todos os produtores de eventos vão poder fazer seu evento lá na Arena, no mesmo formato, com o apoio dos órgão responsáveis”, afirmou.

Evento terá cabines no lugar de mesas. Arte: Asseeam/Divulgação

Protocolos previstos

O evento-teste prevê uma série de adequações à pandemia, com o propósito de evitar contaminações pela Covid-19.

Cabines

Uma das medidas previstas é o uso de cabines no lugar de mesas. A organização projetou 2 metros de distância entre os espaços.

Cada cabine terá até nove pessoas. No espaço, as pessoas ficarão em pé, podendo se movimentar e dançar. O serviço de bar servirá os participantes nas cabines.

O participante só poderá sair da cabine para ir ao banheiro, e será obrigado a usar máscara no trajeto.

Vacinação e testes

Para participar, o público deverá estar imunizado com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19. “Um detalhe é que a pessoa precisa ter tomado a primeira dose até 15 dias antes do evento, ou seja, se o evento-teste for mesmo realizado no dia 6 de setembro, as pessoas que se vacinaram até o dia 21 deste mês de agosto poderão participar”, enfatizou Evandro Jr.

Outra exigência é que os participantes estejam em dia com a segunda dose. “Quem estiver com a segunda dose atrasada não vai poder participar”, disse o presidente da Asseeam.

Também será obrigatório o teste de Covid 48 horas antes do evento.

Público

O evento-teste receberá até 20% da capacidade de ocupação do Podium da Arena da Amazônia, espaço de eventos que fica dentro do estádio, situado na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com a Asseeam, o Podium será dividido por setores diferenciados pelos cores vermelha, amarela e azul. A entrada individual será feita de acordo com cada setor.

O palco ficará no meio do setor de cor amarela. Os outros dois setores ficarão em lados opostos. Assim, as pessoas dos três setores poderão assistir às apresentações.

A associação ainda não tem o número exato de pessoas que o evento suportará, pois a quantidade é definida após avaliação realizada pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas.

As atrações do evento e a programação completa só serão divulgadas após a aprovação da Prefeitura de Manaus.

Se o evento-teste ocorrer conforme planejado, após o período de 15 dias, ficaria liberada a realização de outros eventos no mesmo formato e na mesma localização.

Confira fotos do projeto

Data

A ideia é que o evento seja realizado no dia 6 de setembro de 2021, uma segunda-feira. É a véspera do feriado do 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

O vídeo, abaixo, mostra detalhes do projeto

Podium Arena Amazônia

A Arena da Amazônia é um espaço multiuso. Além de jogos, a área também pode receber visitações, feiras e shows.

O local dedicado à realização de eventos é chamado de Podium da Arena Amazônia e fica no entorno do estádio, pelo lado de dentro.

Se aprovado, evento será em área da Arena da Amazônia. Arte: Asseeam/Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!