Manaus, 15 de junho de 2024

Eleições

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Saiba quem são os candidatos ao Governo do AM nas eleições 2022

No Amazonas, são 8 candidatos ao Governo.

Da Redação

O primeiro turno das eleições gerais no Brasil em 2022 acontecem no dia 2 de outubro e o Amazonas conta com 7 candidatos ao Governo do Estado. Saiba quem disputa o maior cargo político estadual.

Com base nos dados fornecidos pelo sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Portal Edilene Mafra listou todos os candidatos ao cargo, assim como nomes vices-governadores, número e sigla.

Amazonino Mendes, Carol Braz, Dr Israel Tuyuka, Eduardo Braga, Henrique Oliveira, Nair Blair, Ricardo Nicolau e Wilson Lima. Fotos: Divulgação

Confira a lista com nomes por ordem alfabética:

CANDIDATOSSIGLA
Amazonino Mendes
Vice: Beto Michiles
23Cidadania
Carol Braz
Vice: Engenheiro Machadão
12PDT
Dr Israel Tuyuka
Vice: Thomaz Barbosa
50PSOL
Eduardo Braga
Vice: Anne Moura
15MDB
Henrique Oliveira
Vice: Edward Malta
19Pode
Nair Blaircandidatura indeferida
Vice: Rita Nobre
36Agir
Ricardo Nicolau
Vice: Cristiane Balieiro
77Solidariedade
Wilson Lima
Vice: Tadeu de Souza
44União

Mais informações sobre os candidatos podem ser acessadas no site: divulgacandcontas.tse.jus.br.

Candidatura indeferida

Nair Blair do “Agir” teve a candidatura rejeitada, nesta segunda-feira (12/9), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A candidatura da vice-governadora, Rita Nobre (Agir), também foi indeferida.

O que faz um governador?

O governador ocupa o cargo político mais elevado do estado. Cabe a ele administrar o âmbito estadual e representá-lo em ações jurídicas, políticas e administrativas. Na chefia da administração estadual, é auxiliado pelas secretárias e secretários de estado.

Tem a função de zelar pela qualidade dos serviços públicos, decidir sobre os investimentos do estado e implantar políticas públicas. Entre outras funções previstas nas constituições estaduais, o governador deve nomear e exonerar os secretários de estado, formular, sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelos deputados estaduais e prestar contas dos gastos públicos anuais à Assembleia Legislativa.

Também tem é de responsabilidade do cargo, a segurança pública, envolvendo o controle das Polícias Civil e Militar e a construção e administração de presídios.

Cada estado do Brasil deve eleger um governador, com mandato de quatro anos e direito a uma reeleição.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!