O primeiro turno das eleições 2022 será realizado neste domingo (2/10). Caso o eleitor ainda não saiba em qual zona e seção pode exercer o direito ao voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conta com diferentes meios para consulta rápida e gratuita. Saiba como.
A consulta pelo local de votação pode ser feita no Portal do TSE, no WhatsApp (Chatbot do TSE) ou por aplicativos da Justiça Eleitoral.
Portal do TSE
Pelo site do Tribunal é possível descobrir o local de votação na aba ‘Eleitor e Eleições’, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em ‘Eleitor’, é só clicar no link ‘Local de votação/zonas eleitorais’.
A página oferecerá uma série de opções, que vão desde a simples consulta ao local de votação até a pesquisa aos locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito e, ainda, o voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.
Para pesquisar, basta preencher três informações:
- o nome, número do título de eleitor ou CPF;
- data de nascimento;
- nome da mãe.
Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Ainda na página principal do TSE há outra possibilidade de consulta no ‘Autoatendimento do Eleitor’, disponível no alto do menu ‘Eleitor e Eleições’, ou no conjunto de menus localizados no lado direito da capa do portal. O Autoatendimento oferece uma série de serviços remotos, diretamente pelo computador, para que não seja necessário sair de casa.
Neste caso, para realizar a consulta, basta clicar no ícone ‘Onde Votar’ e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados do local de votação.
e-Título
Aplicativo gratuito para os celulares, o e-Título funciona como a via digital do título de eleitor. Por ele é possível acessar diversas informações do eleitorado cadastradas junto à Justiça Eleitoral, entre elas o local de votação.
Para realizar a consulta, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em ‘Onde Votar’. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço.
Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação.
Chatbot do WhatsApp
Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação. E funciona de forma simples: basta enviar um ‘oi’ para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.
A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em ‘Acesse o Chatbot’ e, em seguida, ‘ver tópicos’. Na sequência, dentro de ‘Serviços ao Eleitor’, basta escolher a opção ‘Local de votação’. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município –, bem como com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e eleitor devem comparecer para votar.