Os indígenas que moram na Terra Indígena do Vale do Javari, no extremo Oeste do Amazonas, irão acompanhar a propaganda eleitoral de maneira diferente neste ano. Eles vão saber as propostas dos candidatos a prefeito da cidade de Atalaia do Norte via ‘rede rádio’. A iniciativa busca evitar o risco de contágio pela Covid-19 entre os indígenas.
O Vale do Javari fica na fronteira do Brasil com o Peru. Na Terra Indígena, vivem cerca de 5.500 indígenas das etnias Marubo, Matís, Mayuruna, Kanamari e Kulina. Com a pandemia, as comunidades do Vale do Javari estão em isolamento, uma medida que evitou a chegada da Covid-19 nas aldeias.
Para manter a situação de segurança sanitária entre os indígenas, a juíza Eleitoral de Atalaia do Norte, Andrea Medeiros, definiu que as campanhas eleitorais não poderão ser feitas de forma presencial, mas via rádio. Como o município não tem rádio, as transmissões serão feitas por ‘rede rádio’, modelo semelhante ao rádio amador.
A juíza eleitoral Andrea Medeiros destaca que houve consenso entre os candidatos, entidades representativas dos povos indígenas, órgãos públicos que tratam da questão indígena e a Justiça Eleitoral.
“Pela ‘rede rádio’, então, cada candidato fará sua apresentação, apresentação do seu programa de campanha, por 5min e essa apresentação será, ainda, traduzida para a língua nativa de cada nação indígena que temos nessas aldeias”, afirmou a magistrada.
As transmissões da propaganda eleitoral aos povos indígenas do Vale do Javari serão realizadas pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).