Manaus, 5 de julho de 2022

Eleições 2020

Foto: Ingrid Anne/Semcom
Foto: Ingrid Anne/Semcom Foto: Ingrid Anne/Semcom

Após eleição, é possível acompanhar mandatos dos prefeitos e vereadores

Redes sociais estão entre os meios usados para fiscalizar os eleitos.

Por Edilene Mafra

Passado o período de agitação provocado pelas eleições, será o momento de cada representante colocar em ação os planos divulgados durante a campanha. Redes sociais, portais de transparência e imprensa são meios pelos quais os cidadãos podem acompanhar o trabalho dos prefeitos e vereadores eleitos.

Para o presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados Do Brasil Seccional Amazonas (OAB Amazonas), Carlos Santiago, antes de começar a fiscalizar o prefeito e o vereador, é preciso compreender as atribuições dos eleitos.

“Cabe ao prefeito administrar o município e decidir como vai ser distribuído o dinheiro público; cuidar, por exemplo, da saúde, da educação, do transporte público, da limpeza urbana, do saneamento básico e da manutenção dos espaços públicos. Cabe ao vereador elaborar projetos de leis para o município, discuti-los e votá-los; fiscalizar a ação do prefeito, de secretários e de outros funcionários públicos; aprovar, ou não, as contas do prefeito; e também analisar e aprovar as contas ou o orçamento municipal”, explicou.

Na era digital, há diferentes formas de acompanhar os mandatos dos eleitos. O representante da OAB-AM também cita os portais de transparência e outros meios como aliados do cidadão.

“O eleitor pode acompanhar, por meio das mídias sociais, da mídia impressa; também via portais de transparência do poder Executivo e do Poder Legislativo, além de participar de audiências públicas e das sessões legislativas, e confirmar ou não se essas atribuições estão sendo efetivadas. Assim, o eleitor pode cobrar ou aplaudir os políticos eleitos”,

Pelo Portal da Transparência, as atividades dos prefeitos podem ser acompanhadas pelo endereço eletrônico www.portaltransparencia.gov.br. A Câmara Municipal de Manaus (CMM) tem um espaço destinado à transparência no portal da casa, no link http://www.cmm.am.gov.br/transparencia/.

COMPARTILHE