Manaus, 28 de março de 2024

Dança

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

Grupos indígenas de dança e música se apresentam no projeto ‘Corpos Amazônicos em Cena’

As apresentações ocorrem nesta nesta sexta (16/4) e sábado (17/4).

Da redação

Grupos indígenas de dança e música da etnia sateré-mawé, tuyuca e tukano participam, nesta sexta-feira (16/4) e no sábado (17/4), do projeto cultural ‘Corpos Amazônicos em Cena’. As apresentações serão transmitidas pelo YouTube, no link http://bit.ly/corpoamazonico.

A programação do projeto também conta com a apresentação do espetáculo de dança contemporânea ‘Apoena – Aquele que vê longe’, nesta sexta, e ‘Mestiçagem/Megacitsem’, no sábado, a partir das 19h.

Participarão do projeto os grupos ‘Sahu – Hyn’, do povo Sateré-Mawé – Aldeia Sahu-Apé (Iranduba); Grupo de dança Mowatcha – Parque das Tribos (Manaus) e Grupo de Dança Indígena Beija Flor Tuyuca e Tukano (Rio Preto da Eva).

“Junto com o grupo de dança Mowatcha, apresentaremos o ritual da curandeira, a dança cultural da ancestralidade e um canto sagrado, com a música ‘Povos pescado no Lago sagrado Eware’, que eu mesma escrevi”, explicou Elizete Tikuna.

Fotos: Divulgação

Mais na programação do projeto

A programação desta sexta-feira inclui, ainda, a encenação do espetáculo solo de dança contemporânea ‘Apoena – aquele que vê longe’, com direção e atuação de Francis Baiardi, que retrata o indígena da atualidade, seu lugar na sociedade, a realidade no cotidiano da aldeia, a pureza e espontaneidade do olhar e do corpo que fala.

Neste sábado, o público poderá assistir ‘Mestiçagem/Megacitsem’, da Contém Dança Cia, que retrata um Brasil nortista, negro, caboclo, indígena, trazendo à tona narrativas que nos afirmam em relação as nossas raízes. No mesmo dia, será realizada uma nova apresentação dos grupos indígenas. Toda a programação será online e contará com intérprete de libras.

O projeto ‘Corpos Amazônicos em Cena’ foi contemplado pelo edital Programa Cultura Criativa 2020 – Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM). A iniciativa começou no dia 25 de março e já realizou mesas redondas, palestras, oficinas e agora começa a série de apresentações.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!