Manaus, 3 de julho de 2022

Dança

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Espetáculo conta histórias de trabalhadoras nos beiradões de juta, no AM

'Giganta' será transmitido nos dias 26 e 27 de dezembro, no Youtube.

Da redação

O espetáculo de dança ‘Giganta’, idealizado pela Índios.com, será transmitido, nos dias 26 e 27 de dezembro, no canal do Youtube da Conexão Norte. Segundo a diretora geral do espetáculo, Yara Costa, o show leva aos palcos o espírito mítico da invisibilidade de mulheres que trabalham nos beiradões de juta.

‘Giganta’ teve a sua estreia em formato presencial no dia 18 de dezembro no Rio Negro Clube, no Centro de Manaus. A produção foi contemplada pelo Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais pela Lei Aldir Blanc.

“Poeticamente é uma alegoria em proporção ampliada, amplificada de corpos afundados em águas para sobreviver, corpos úmidos pelo tempo, pelas águas que atravessam as mãos de mulheres, essas que levam seu suor de cada dia com o próprio habitat de trabalho”, explicou Yara.

O ator e dramaturgo Francis Madson, diretor do espetáculo, contou que o teatro e o happening (expressão das artes cênicas com acontecimentos sem continuidade e feitas de improviso) também estão presentes no espetáculo. Ao lado da dança, segundo ele, estas linguagens são os pilares de sustentação que contam a história de ‘Giganta’.

“São três intérpretes que conduzem o jogo cênico, as partituras corporais e vocais na obra desenvolvendo a narrativa corpórea e espacial. A concretude da ‘Giganta’ é a sua presença em quatro metros de altura com pele carmim. O jogo dramático é o encontro dessas três mulheres que colhem juta com esse ser mitológico e, é claro, esse ser mitológico é ao mesmo tempo elas próprias”, complementou.

COMPARTILHE