Manaus, 21 de julho de 2024

Dança

Foto: Felipe Castelo
Foto: Felipe Castelo Foto: Felipe Castelo

Ballet Fitness: conheça os benefícios da atividade física que une dança e ginástica

A metodologia do ballet fitness foi criada no Rio de Janeiro.

Com informações da assessoria

O ballet fitness, modalidade que une movimentos de dança e ginástica, é uma ótima opção para quem gosta de experimentar novas atividades físicas. As aulas oferecem diversos benefícios para a saúde.

Segundo a educadora física da Fórmula Academia, Priscila Feitoza, a atividade é democrática e tem chamado a atenção de alunos de todas as idades. As mulheres, diz ela, são maioria, desde as mais jovens até idosas.

A aula de ballet fitness tem duração de 50 minutos e é bastante dinâmica. “Utilizamos desde músicas clássicas até as mais agitadas, para incentivar a prática dos exercícios”, ressaltou Priscila Feitoza.

Na Fórmula Academia, as aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários, 10h e 16h.

Ballet Fitness une dança e ginástica. Foto: Felipe Castelo

Ballet Clássico

A metodologia do ballet fitness foi criada no Rio de Janeiro pela bailarina Betina Dantas. Impossibilitada de praticar o ballet clássico, após uma lesão no joelho, ela criou a modalidade, para não se afastar completamente da dança, pela qual é apaixonada.

A Fórmula é a única academia de Manaus credenciada pela Escola Betina Dantas, para aplicar a metodologia criada por ela.

Benefícios

De acordo com Priscila, entre os benefícios da modalidade estão a melhora da postura porque assim como no ballet clássico, os exercícios são executados de uma forma que a coluna esteja sempre alinhada. Assim, o aluno fortalece a musculatura das costas.

Outro ponto importante é o gasto calórico. Em 50 minutos de aula é possível perder até 600 calorias, dependendo da intensidade que os movimentos forem executados. “A aula favorece o emagrecimento, porém, é preciso aliar os exercícios a uma alimentação equilibrada”, frisou Priscila.

Por trabalhar a agilidade e aumentar a flexibilidade, o ballet fitness é a atividade ideal para quem quer melhorar a coordenação motora. A respiração, flexibilidade e o equilíbrio corporal também são beneficiados com a prática do ballet fitness.

Ballet Fitness. Foto: Felipe Castelo

Também por mescla exercícios na barra, no solo e coreografias da dança clássica, o ballet fitness é ideal para enrijecer os músculos e deixá-los mais alongados.

“A proposta da modalidade é usar o peso do corpo do aluno, para definir a musculatura, melhorar a força e flexibilidade. A diferença entre o ballet clássico e o fitness é o uso de exercícios como abdominal e agachamento. Além disso, no ballet fitness há um número grande de repetições de cada exercício, justamente para que toda a musculatura seja trabalhada”, explicou a educadora física.

Priscila ainda reforça que por ser uma aula muito dinâmica, que mescla exercício aeróbico com anaeróbico, o praticante consegue resultados incríveis. “Esta técnica constrói um corpo diferenciado, esculpido, tonificado, elegante e flexível”, afirmou.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!