Manaus, 2 de maio de 2024

Cultura

Foto: Andarilha/Divulgação
Foto: Andarilha/Divulgação Foto: Andarilha/Divulgação

Projeto ‘Aldeia Manaó’ leva oficinas de grafismo e língua Nheengatu para escola em Manaus

Entre as atividades também estão oficinas de moda indígena e palestras.

Com informações da assessoria

O projeto ‘Aldeia Manaó’ leva oficinas de grafismo e língua Nheengatu para escola em Manaus, em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, nesta sexta-feira, 19 de abril de 2024. As atividades ocorrem na Escola Municipal Draª Viviane Estrela Marques Rodella, na Zona Norte.

As oficina de grafismo é ministrada pela multiartista Mepaeruna Tikuna; e as aulas da língua Nheengatu, ministrada pela artesã Yaci Baré.

A atividade conta com exposição de artesanatos indígenas e ensinamentos sobre o ritual indígena Dabacuri, até o fim do mês de abril.

Foto: Andarilha/Divulgação

OUTRAS ATIVIDADES DO PROJETO

As demais atividades do projeto ‘Aldeia Manaó’ acontecem até o fim do mês.

Nos 21 a 26 de abril, os alunos e professores vão aprender sobre moda indígena, com a oficineira Waikiru; e produção indígena, com Potira Baré.

No dia 29 de abril de 2024, a cacica Milena Kukama participa da palestra sobre a importância da oralidade para os povos indígenas.

Já no período da tarde, Diakarapó Dessana é a convidada para falar sobre o tema ‘Conhecimento Ancestral’.

No dia 30 de abril, as convidadas Kian Sateré, Lutana Kokama e Mel Mura debatem o tema ‘O protagonismo da mulher indígena’ em roda de conversa.

SOBRE O PROJETO

O projeto formativo ‘Aldeia Manaó’ é idealizado pela multiartista e gestora cultural Francis Baiardi, tem como proposta fomentar a integração entre crianças e professores acerca dos saberes ancestrais.

Este projeto foi contemplado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Dança. Uma realização Baré Produção e Avá Produção, tem apoio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Ministério da Cultura – MinC, Governo Federal e CIME Dra. Viviane Estrela.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!