Manaus, 2 de julho de 2024

Cultura

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Palacete Provincial recebe exposição ‘Vestuário da Sinhazinha do Boi Garantido’ em Manaus

Espaço abre de segunda a sábado, de 9h à 15h (exceto às quartas).

Da Redação

O Palacete Provincial, no Centro de Manaus, recebe a exposição ‘Vestuário da Sinhazinha : expressões e cores em Parintins‘ em Manaus. Confira os dias e horários de visitação. A entrada é gratuita.

A mostra da artista e figurinista Djane Senna, celebra figurinos da Sinhazinha da Fazenda, no Festival Folclórico de Parintins.

A visitação ocorre até o dia 13 julho de 2024.

Foto: Reprodução/Instagram

DIAS E HORÁRIO DE VISITAÇÃO

O Palacete Provincial fica localizado próximo a Praça Hiliodoro Balbi, no Centro de Manaus.

As visitas ocorrem de segunda a sábado, de 9h à 15h (exceto às quartas).

EXPOSIÇÃO

A exposição ‘Vestuário da Sinhazinha: expressões e cores em Parintins’ reúne oito trabalhos da figurinista Djane Sena para o item do boi Garantido.

Djane Senna atuou como figurinista do Boi Garantido por dois anos consecutivos. Estreou em 2022 com o vestido ‘Burbundy Linda Flor’ para a Alvorada.

Em 2023 ocupou cadeira na Comissão de Artes do Garantido e assinou o vestido ‘Cabocla de barro’ inspirado na arte milenar da cerâmica, considerado por muitos como um dos mais belos figurinos de sinhazinha já apresentado no Festival de Parintins. Na terceira noite, trouxe o vestido ‘A Sinhazinha Vermelha’, releitura das sinhazinhas clássicas do Boi Garantido.

Todo o processo foi fruto da pesquisa de campo de sua dissertação de mestrado: ‘Festival de Parintins – Os bastidores da opera cabocla’, defendido pela Universidade Federal de Sergipe.

Foto: Daniel Brandão

Em 2024, Djane dedica-se ao universo acadêmico, já que é a única Mestra em Cultura Popular do Norte do Brasil. A artista fez um balanço de sua produção ao longo dos dois anos dedicados à arena de Parintins.

“São oito figurinos que adornaram a performance de Valentina Coimbra e de sua substituta Noely Reis. Vestidos que foram projetados e construídos não para arena, mas, também, para eventos do calendário oficial do boi como ‘Festa da Alvorada’ ou lançamento de álbum musical”, enfatizou.

Djane Senna é egressa do curso de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e buscou em inúmeras manifestações artísticas, a inspiração para criar os figurinos. “Busquei na sétima arte, por exemplo, a ideia para criar o vestido ‘Burbundy Linda Flor’, inspirado no classico ‘E o Vento Levou’, do diretor Victor Fleming”, revelou.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!