Manaus, 29 de março de 2024

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Artista promove exposição fotográfica ‘Águas Amazônicas’ em Parintins

Com curadoria de Turenko Beça, mostra fica aberta até 28 de abril.

Da redação

O artista Maximílian Medeiros Rodrigues está promovendo a exposição fotográfica ‘Águas Amazônicas’, em Parintins, no Amazonas. A visita segue aberta ao público até o dia 28 de abril, no Mercado Municipal Leopoldo Neves.

A exposição tem curadoria de Turenko Beça, produção de Dermison Salgado e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Aldir Blanc.

Todas as fotografias foram capturadas com celular e registradas em Manaus e nos municípios de Parintins e Boa Vista do Ramos.

Exposição ocorre em Parintins, no Amazonas. Foto: Divulgação

O artista

Maximílian é professor de artes e aluno do Mestrado Interinstitucional (Minter) em Artes Visuai. O Minter é ofertado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Faculdade de Artes (Faartes/Ufam).

O artista também é servidor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM). Ele é graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), do campus da Ufam de Parintins.

Maximílian explicou que a exposição ‘Águas Amazônicas’ faz parte da sua pesquisa de mestrado. Segundo o artista, as 30 fotografias trazem a memória de uma infância vivida em uma comunidade ribeirinha.

Fotografias trazem a memória de uma infância vivida em uma comunidade ribeirinha. Foto: Divulgação

“A pesquisa de mestrado é sobre o meu processo criativo. No início, eu tive que colher material para poder estudar esse processo. Decidi, junto com minha orientadora, falar sobre a água. Busquei nas minhas origens uma justificativa forte para isso”, contou o artista.

Para Maximílian, os estudos na pós-graduação têm contribuído com seu crescimento como arte-educador e artista. “A importância do mestrado se dá pela construção, reflexão e amadurecimento da poética para uma continuação na produção artística, visando a exposição dos trabalhos, bem como a investigação com a pesquisa direcionada, como acontece nos estudos teórico-práticos no mestrado”, disse.

Minter

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da UFRGS foi criado em 1991. Ele é voltado ao fortalecimento da massa crítica tanto na área de história, teoria e crítica da arte, quanto na investigação realizada pelos artistas a partir de seus processos de criação, enfatizando a articulação entre teoria e prática.

Em 2019, a Ufam tornou-se instituição receptora do Mestrado Interinstitucional (Minter) do PPGAV/UFRGS para a Turma 28 do curso de Mestrado. Mais informações podem ser obtidas em www.faartes.ufam.edu.br.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!