A artista plástica amazonense Rejane Marques realizará o projeto ‘Pintando para Amazônia: Oficina de Aquarela Online’, entre os dias 15 e 31 de janeiro. Ela vai ensinar técnicas em aquarela e desenhos da natureza. As atividades serão gratuitas e realizadas por meio das plataformas digitais, em três turmas.
O projetado foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, da Lei Aldir Blanc, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Segundo Rejane Marques, o conteúdo foi dividido para três dias consecutivos, para grupos de 15 alunos. O curso é de nove horas, sendo três horas por dia, e não tem pré-requisito.
“Vamos trabalhar técnicas básicas de desenho e pintura de pequenos elementos vegetais, utilizando como modelo folhas, frutos e uma flor para elaboração dos exercícios. O propósito é oferecer um novo formato de gerar experiência no sentido do fazer arte. A troca vai acontecer por meio de ferramentas como o WhatsApp, fotos, imagens e videoaulas”, adiantou a artista.
Segundo Rejane, a proposta da oficina online surgiu a partir de experiências em 2019, quando ela participou de dois cursos, no formato digital, pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A artista contou que, desde os 11 anos de idade, desenvolve a técnica de desenho de observação da natureza, desenhando árvores e pássaros.
“Anos depois, me apaixonei pela aquarela no curso de Artes da Universidade Federal do Amazonas e, a partir daí, desenvolvo a aquarela botânica ministrando e coordenando cursos de ilustração botânica. Sinto-me privilegiada por escolher a arte da aquarela botânica, morando nesse lugar, estando em meio a tanta diversidade”, acrescentou.
Natural de Itacoatiara, a artista plástica atua no Ateliê Floresta, na Rua Monsenhor Coutinho, Centro de Manaus.