Manaus, 9 de agosto de 2022

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘ArteNaMata’ tem mostra de artistas e contato com atividades turísticas na zona rural de Manaus

Evento será realizado no sábado (25/6) e domingo (26/6).

Com informações da assessoria

A 1ª mostra ‘ArteNaMata’ de Cultura e Economia Criativa, coordenada pelo artista visual Zeca Nazaré, será realizada, neste fim de semana, na comunidade Nossa Senhora do Livramento, Zona Rural de Manaus. Além da mostra de artistas, o evento pretende potencializar os passeios turísticos no local. Saiba mais detalhes, a seguir.

O mostra ocorre neste sábado (25/6) e domingo (26/6), das 10h às 16 horas. O evento já conta com 20 artistas e empreendedores da comunidade e arredores confirmados para expor seus produtos, como quadros, utensílios de madeira, cestaria, artesanato e pintura corporal indígena.

A primeira edição da Mostra ArteNaMata também tem como objetivo movimentar restaurantes e pousadas locais, além de potencializar os passeios turísticos nas comunidades das redondezas.

Os visitantes podem ainda conhecer os ateliês ArteNaMata e a Casa do Artesão.

O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2021 – Prêmio ‘Amazonas Criativo’, do Governo do Estado do Amazonas.

Mostra ArteNaMata. Foto: Divulgação

Artistas já confirmados

Entre os artistas já confirmados estão o parintinense Luiz Salgado, morador da comunidade do Livramento há mais de dez anos; Dhiani Pássaro, artista visual da etnia Wanano, morador da comunidade Benezér.

O músico e luthier Manoel Sidronio e Antônio Sodré, músico e artesão que produz flautas indígenas a partir de material colhido na própria floresta também participarão da mostra.

A líder indígena baré, dona Geremias e o marido, Sérgio; assim como o “seo” Sanção e a mulher, D. Maria e Carlão irão expor artesanato local produzido na comunidade.

O ferramenteiro Gerson Santana, o Negão, estará mostrando uma máquina produzida por ele, na comunidade do Livramento, para beneficiamento de sementes para uso em artesanato.

Como chegar na comunidade

Diariamente, voadeiras (pequenos barcos) partem da Marina do Davi, localizada depois do Tropical Hotel, na Zona Oeste de Manaus rumo à comunidade Nossa Senhora do Livramento. O trajeto dura cerca de 20 minutos, num passeio pelo rio Negro e igarapés do Tarumã.

A passagem ida e volta, por pessoa, custa R$ 12.

Onde comer

A organização criou uma lista com restaurantes para conhecer durante a Mostra ArteNaMata.

  • Restaurante Caribé – Reservas: (92) 99237-5401
  • El Negron – Reservas: (92) 99120-4972
  • Restaurante Natureza – Reservas: (92) 99267-3587
  • Restaurante do S. Dedeu – Reservas: (92) 99119-7577

Onde se hospedar

A organização do evento também deu sugestões de onde se hospedar em uma visita à comunidade. Confira.

  • ArteNaMata Amazônia – Reservas: (92) 99175-3568 / 99183-9353
  • Refúgio Samaúma – Reservas: (92) 9915-7187
  • Pousada Sabor da Terra – Reservas: (92) 99973-0604

COMPARTILHE