Nesta quinta-feira (5/11), é comemorado o Dia da Ciência e Cultura. Diversos eventos gratuitos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa celebram a data em Manaus. Casarão de Ideias, que é um espaço privado, também exibe o filme ‘Alice Guy-Blaché’ a partir desta quinta.
Confira a programação:
Palacete Provincial
O espaço abriu a exposição ‘Traços Tribais’, de Noleto, com curadoria de Jandr Reis.
O Palacete funciona de terça a sábado, das 9h às 15h. É preciso fazer o agendamento no Portal da Cultura. O espaço fica na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus.
Teatro Amazonas
Às 10h e às 14h30, o Balé Folclórico do Amazonas apresenta trechos do espetáculo ‘Dançando Nossos Compositores’. Serão exibidas coreografias em repertório de Raízes Caboclas e Celdo Braga.
Às 20h, a Amazonas Filarmônica sobe ao palco do Teatro Amazonas para apresentar obras de Bohuslav Martinů e Nino Rota. O acesso é gratuito, com agendamento pelo Portal da Cultura e pelo site do Teatro Amazonas.
Galeria do Largo
Às 18h, será inaugurada a exposição ’05ReferênciasAmazônidas’, que faz parte da comemoração dos 15 anos do espaço cultural. Saiba mais sobre a mostra, na matéria publicada pelo Portal Edilene Mafra.
A casa funciona das 15h às 20h, de terça a domingo. Não é necessário agendamento; no entanto, as visitas são feitas com grupos de até dez pessoas para atender aos protocolos de segurança.
Cine Casarão
Às 16h30, o Cine Casarão recebe a estreia de ‘Alice Guy-Blaché’. O filme, com direção de Pamela B. Green, mostra a vida da cineasta Alice Guy-Blanché, pioneira no mundo do cinema desde os seus 21 anos, ainda no final do século XIX.
A produção mostra as imagens de arquivo e entrevistas com atores e outros grandes nomes do cinema, trazendo à tona algumas das obras da cineasta e tocando no motivo misterioso pelo qual a grande artista caiu no esquecimento com o passar do tempo.
O Cine Casarão é um espaço privado que pertence ao Casarão de Ideias, no Centro de Manaus. A casa exibe filmes gratuitos e pagos.
Dia da Cultura
Instituído por meio de lei federal em 1970, a data é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa.