Manaus, 24 de julho de 2024

Cultura

Foto: Jean Palladino
Foto: Jean Palladino Foto: Jean Palladino

Artista amazonense ministra oficina de palhaçaria em Porto Velho

As inscrições para oficina, que ocorre nesta semana, estão abertas.

Com informações da assessoria

Klindson Cruz, idealizador do personagem Palhaço Pingo, apresentou o espetáculo ‘Ensaio Geral’ em Porto Velho, capital de Rondônia, nesta semana. A partir desta quinta-feira (25/10), o artista amazonense ministra uma oficina de palhaçaria na cidade. As inscrições estão abertas.

O espetáculo já circulou por diversas cidades do interior do Amazonas, como Silves, Itacoatiara, Itapiranga, Urucará, Coari, Tefé, Uarini e Alvarães. A iniciativa faz parte do projeto ‘Circolando por Aí! Com o Palhaço Pingo!’, já contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) com o Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2021, o qual também possibilitou a circulação do espetáculo em Iranduba e Careiro da Várzea.

O ‘Ensaio Geral’ mais uma vez ultrapassa barreiras geográficas e atinge seu maior objetivo – democratizar a arte e a cultura por meio de espetáculos à céu aberto.

Dessa vez, Porto Velho, capital de Rondônia, foi palco do Espetáculo Solo ‘Ensaio Geral’. O show ocorreu por meio do projeto SESC 52, promovido pelo Sesc Rondônia, uma caravana cultural que estabelece uma conexão de programações artísticas (teatro, cinema, exposição de artes visuais e literatura) para 52 municípios de Rondônia. A ação viabiliza o acesso da população com a produção artística de forma diversificada, por meio da oferta de produtos culturais.

No domingo (23/10), a Praça Aluízio Ferreira, em Porto Velho, recebeu o espetáculo solo. Nesta segunda-feira (24/10), o destino foi a cidade de Candeias, também em Rondônia.

Para Klindson Cruz, artista que interpreta o Palhaço Pingo, o momento é de aprendizado.

“A importância do espetáculo é, com certeza, a troca de experiências com o público, e também com os artistas que estarão presente nos dias do espetáculo. Vale ressaltar que este momento faz parte da pesquisa que estou desenvolvendo na Universidade Federal do Acre (Ufac), no Curso de Mestrado em Artes Cênicas”, disse.

Klindson Cruz é o idealizador do personagem Palhaço Pingo. Foto: Jean Palladino

Oficina de palhaçaria

O artista ministrará a oficina ‘Palhaçaria, um reflexo do Eu‘ no Sesc Esplanada (Sala de Treinamento), localizado na Avenida Presidente Dutra, 4175, Olaria, Porto Velho, entre esta terça-feira (25/10) e sexta-feira (28/10), no horário das 18h às 22h.

Gratuitas, as inscrições são realizadas por meio do link: https://cutt.ly/jBRYNvm.

A oficina visa trabalhar a criatividade com apresentação de técnicas e princípios fundamentais da palhaçaria para o desenvolvimento de habilidades, como atenção, prontidão e escuta. Também busca incentivar as qualidades sociais como empatia, cooperação e trabalho em equipe, explorar capacidades corporais desempenhando a comicidade, além de realizar pequenas esquetes cômicas.

O artista

Klindson Cruz é produtor cultural, ator, palhaço e malabarista. Criador do personagem ‘Palhaço Pingo’. Iniciou sua carreira artística em 2015, quando ingressou no Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é pesquisador e pós-graduando do Curso de Mestrado em artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac). Realiza pesquisa da arte circense, na linguagem do palhaço desde 2016. Integrante do Projeto Roda na Praça. Egresso da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços).

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!