Manaus, 18 de julho de 2024

Cultura

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

‘Projeta Amazônia’ une arte urbana e tecnologia para iluminar floresta com obras de arte

Projeto busca difundir e valorizar o trabalho de grafiteiros amazonenses.

Da redação

Obras de oito artistas do Amazonas foram projetadas nas copas de árvores da Amazônia pelo ‘Projeta Amazônia‘. O projeto, lançado pelo artista Chico 1304 em parceria com Alessandro Hipz, une arte urbana, tecnologia e natureza.

A ideia é difundir e valorizar o trabalho de grafiteiros amazonenses. A iniciativa também chama atenção para a manutenção e preservação da Amazônia.

Inspirado no trabalho da artista paraense Roberta Carvalho, o projeto contou com a participação de oito artistas amazonenses. Cada um deles, produziu uma obra exclusiva e disponibilizou um mix de outros trabalhos já produzidos anteriormente para compor as pinturas que serão projetadas.

Foto: Divulgação

A bordo de um barco contando com uma equipe de produção e projeção, o ‘Projeta Amazônia’ percorreu às margens do Rio Negro e projetou os trabalhos dos artistas nas copas das árvores da floresta. A iniciativa visa fazer uso de outras linguagens artíticas como suporte para arte urbana.

As obras foram projetadas por meio da técnica de video mapping, que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares e de grandes dimensões.

O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa 2021 – Prêmio Amazonas Criativo promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Foto: Divulgação

Impacto Social

O ‘Projeta Amazônia’ busca, além do cunho artístico, reforçar a necessidade do engajamento da população para o cuidado com o meio ambiente. Também procura fortalecer a rede de proteção à floresta amazônica.

As oito obras produzidas exclusivamente para o projeto serão leiloadas virtualmente e toda a arrecadação será destinada a uma instituição dos povos originários. Serão escolhidas entidades que o foco seja voltado para defesa e manutenção da Amazônia.

‘Projeta Amazônia’. Foto: Reprodução/Instagram

Artistas participantes

Confira quais foram os oitos artistas amazonenses que participaram do ‘Projeta Amazônia’. São eles:

Vídeo ‘Projeta Amazônia’

O ‘Projeta Amazônia’ foi lançado no dia 5 de março de 2022. Na quarta-feira (9/3), o criador do projeto, Chico 1304, compartilhou, por meio das redes sociais, o vídeo que mostra como foram as projeções das obras em meio a floresta.

O audiovisual é assinado pela Goorila Play Produtora de Vídeos (@goorilaplay); projeção de Pedro Cacheado (@pedrocacheado); e trilha sonora de Jander Manauara (@jandermanauara).

Confira o vídeo aqui.

Foto: Divulgação

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!