O prefeito de Manaus, David Almeida, fez um apelo para que a população não deixe de tomar a segunda dose da vacina Contra a Covid-19, para garantir a imunização completa contra o novo coronavírus. O apelo foi feito nesta sexta-feira (4/6), durante visita ao posto de vacinação instalado no Clube do Trabalhador (Sesi), localizado no bairro Coroado, Zona Leste.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mais de 32 mil pessoas deixaram de receber a segunda dose do imunizante, na data agendada.
“Ontem, 3/6, foram vacinadas 15.200 pessoas nos nossos postos de vacinação. Agora, faço um apelo a você, que recebeu a primeira dose, para que volte aos nossos pontos de vacinação para finalizar o seu esquema de imunização. É um apelo que a Prefeitura de Manaus faz a todos aqueles que ainda não retornaram para a segunda dose. Você que tem um parente, um amigo, um familiar, traga-o até um dos nossos pontos de vacinação, para que possamos imunizar em breve toda a população”, enfatizou o prefeito.
Pessoas com 55 anos
Nesta sexta-feira, 4/6, as equipes da Semsa estão realizando a primeira aplicação do imunizante nas pessoas com 55 anos de idade, sem comorbidades, nos pontos estratégicos mantidos para a campanha contra a Covid-19, com uma estrutura de 150 postos operados por 722 triadores e vacinadores.
O trabalho nos pontos de vacinação contou com o apoio do Exército e da Marinha, que vêm auxiliando a Semsa desde a abertura da campanha.
Cadastramento
Para ser vacinado, o usuário deve fazer o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), escolhendo a opção “Cadastro do Cidadão”. O sistema fará o agendamento, informando dia, hora e local onde a pessoa será vacinada. O mesmo acontece para o recebimento da segunda dose. Para ter acesso aos dados de agendamento, basta acessar o botão “Consultar 1ª dose” ou “Consultar 2ª dose”.
Os documentos obrigatórios para garantir a vacina são documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), que demonstre que o usuário é morador de Manaus. A secretária destaca que a cópia do comprovante de residência é indispensável, uma vez que será retida para controle.
Outros públicos
Além de avançar na vacinação da população geral, a Semsa começa a vacinar neste sábado, 5/6, os trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros (motoristas, cobradores e administradores de linha) e os caminhoneiros. Eles também serão atendidos nos seis postos de vacinação.
Na segunda-feira (7/6), será a vez dos funcionários e da população do Sistema de Privação de Liberdade, que serão vacinados nas próprias unidades do sistema.