Manaus, 6 de julho de 2022

Coronavírus

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Infectologista alerta sobre necessidade da imunização contra Covid-19, no AM

Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento devem ser mantidos.

Da redação

As vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Amazonas, no dia 18 de janeiro deste ano. Desde então, os grupos prioritários têm recebido a primeira dose de imunização. A infectologista Solange Dourado, da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), fez um alerta sobre a importância da vacinação, além de continuar os cuidados já preconizados, como usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social.

“A vacina contra Covid representa mais uma arma no combate à infecção pelo coronavírus. Além de mantermos os cuidados de uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social, a vacinação vai representar um grande passo para superação desta pandemia. Quanto mais pessoas forem vacinadas, menor número de adoecimentos e maior proteção coletiva. Eu diria que é, sim, nossa grande esperança e nossa principal estratégia de superação”, disse a infectologista.

Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Foto: Divulgação

A médica explicou que a aplicação da vacina é realizada em duas doses, pois o organismo precisa de estímulos para produzir proteção, que é o acontece na aplicação da primeira dose. Já a segunda seria uma forma prolongar esta proteção.

“As vacinas em uso no Brasil são duas consideradas inativadas, a da Sinovac e da AstraZeneca. Assim sendo, para uma melhor resposta em produção de anticorpos, são necessárias duas doses, para que o sistema imune humano produza uma resposta protetora satisfatória e mais duradoura. O esquema indicado foi o avaliado nos estudos de fase três e que demonstraram melhor imunogenicidade. É importante seguir os intervalos que já se mostraram adequados nos ensaios clínicos. A obtenção dos resultados com eficácia depende disso”, acrescentou.

A infectologista destacou, ainda, que, mesmo que a pessoa já tenha recebido a primeira dose da vacina, é fundamental mantenham todos os cuidados, como usar máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social. De acordo com ela, somente após a segunda dose a sociedade terá uma real situação do impacto da vacina, em relação à transmissão.

COMPARTILHE