Manaus, 28 de novembro de 2022

Coronavírus

Foto: Arthur Castro/Secom
Foto: Arthur Castro/Secom Foto: Arthur Castro/Secom

Covid-19: dos 542 transferidos para outros estados, 222 já retornaram a Manaus

Mais oito recuperados voltaram ao AM entre sábado e este domingo.

Da redação

Mais oito pessoas recuperadas da Covid-19 Covid-19 voltaram para o Amazonas entre a noite de sábado (13/2) e a madrugada deste domingo (14/2). Até o momento, dos 542 transferidos para outros estados, 222 já retornaram a Manaus.

Os oito pacientes recuperados desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus, e receberam assistência de uma equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Em parceria com a Casa Militar, o FPS garantiu o transporte para cada um deles até suas residências. De acordo com o Governo do Amazonas, três pacientes retornaram de Goiânia (GO); dois de Natal (RN); um de Belém (PA); um de Vitória (ES); e outro de João Pessoa (PB).

Pacientes que retornaram entre sábado e este domingo. Foto: Arthur Castro/Secom

Maria da Rocha, 40, foi diagnosticada com a Covid-19 e precisou ser transferida para Natal, capital do Rio Grande do Norte. “Foi muito importante. Sem palavras para o Governo do Amazonas por tudo que eles fizeram para a gente ir até lá, que foi muito, muito importante”, disse, ao voltar a Manaus.

Carlos Alberto Monteiro, 55, recebeu atendimento em Goiânia, capital de Goiás. Ele afirmou ter sido muito bem atendido pela equipe de profissionais que o acompanhou. “Com toda certeza, principalmente o Governo do Amazonas, que deu todo esse aparato para a gente. Eu estou muito agradecido ao Governo do Estado. Tenho muita coisa para falar, mas agora não consigo”, emocionado, concluiu Monteiro.

Pacientes que retornaram entre sábado e este domingo. Foto: Arthur Castro/Secom

Balanço

O governo estadual tem feito transferências de pacientes para outras localidades da federação. O objetivo, segundo o Estado, é melhorar o fluxo de atendimento na rede pública de saúde do Amazonas.

“Ao todo, já foram transferidas 542 pessoas para outros estados e 222 já retornaram para Manaus”, informou o Governo do Amazonas.

Na noite de sábado (13/2), também foram transferidos 13 pacientes de Parintins, município distante 369 quilômetros de Manaus, para o Hospital Delphina Aziz, referência em casos de Covid-19 em Manaus.

COMPARTILHE