Manaus, 24 de julho de 2024

Cinema

‘Nosso Primeiro Filme’ oferece curso gratuito de audiovisual em Manaus

Projeto abrirá inscrições de 24 a 30 de março. Aulas ocorrerão em abril.

Da redação

Nesta semana, o projeto ‘Nosso Primeiro Filme’ abrirá inscrições para curso gratuito de audiovisual. Serão oferecidas 13 vagas para formação de profissionais no Amazonas. O curso será ministrado em Manaus em abril.

A iniciativa propõe um panorama dos principais setores envolvidos no processo de realização de um filme, e será dividida em seis módulos: roteiro, produção, fotografia, captação de som, composição de trilha sonora e edição.

De acordo com a organização, o intuito é que os participantes conheçam, na teoria e na prática, o processo de criação e finalização de um filme, seja ele ficção ou documentário, de curta ou longa-metragem.

O objetivo principal da proposta é promover a troca de experiências entre novos entusiastas da sétima arte e produtores, roteiristas, fotógrafos, iluminadores, sound designer, documentaristas e outros profissionais da área.

O curso é direcionado aos interessados no audiovisual e que ainda não tiveram oportunidade de produzir um filme.

“O mercado audiovisual amazonense vive hoje uma fase de crescimento e a cada produção surgem novos talentos. A capacitação desses aspirantes do audiovisual local contribuirá para que os mesmos atuem e produzam suas próprias produções”, destacou a produtora audiovisual Saleyna Borges, coordenadora do projeto.

Participantes vão conhecer processo de criação e finalização de um filme, seja ele ficção ou documentário, de curta ou longa-metragem. Foto: Divulgação

Curso

O curso ‘Nosso Primeiro Filme – formação cultural’ terá carga horária de 60 horas. A formação ocorrerá em duas etapas: aulas teóricas e práticas, com a produção final de um curta-metragem.

As aulas práticas terão orientação de profissionais da área. De acordo com a organização, as atividades presenciais ocorrerão de forma reduzida devido à pandemia da Covid-19. “Obedecendo todos os protocolos de segurança no combate ao coronavírus, com disponibilidade de máscaras e álcool em gel para os participantes”, informou.

Os interessados deverão ter disponibilidade de horário integral, no período de 5 a 9 de abril, quando acontecerão as aulas teóricas e práticas.

Após as aulas, os participantes produzirão um filme em equipe, seguindo os protocolos de prevenção à Covid. Ao final do curso, os alunos receberão uma declaração de participação.

Inscrições

As inscrições serão realizadas por meio de cadastro online, preenchido via Google Forms, no período de 24 a 30 de março. O link (https://forms.gle/VvnLCKtMYRSQMs5K6) também será disponibilizado na página do Facebook ‘Nosso Primeiro Filme’.

O preenchimento do formulário de inscrição só será liberado a partir de quarta-feira (24/3).

O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado no dia 1º de abril nas redes sociais e por e-mail.

Parceiros

O projeto ‘Nosso Primeiro Filme’ foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, por meio do Prêmio Feliciano Lana, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O objetivo da iniciativa é promover formação cultural através do audiovisual, com a oferta de oficinas gratuitas em Manaus.

A iniciativa é coordenada pela produtora audiovisual Saleyna Borges, em parceria com a Cara de Gato Filmes, Casa de Artes Trilhares e Museu Amazônico (Ufam). Os módulos serão ministrados pelos produtores audiovisuais Helione Meireles e Thiago Morais, pelo compositor César Lima e pelo jornalista e roteirista Ivanildo Pereira.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas por meio dos contatos:

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!