Manaus, 16 de agosto de 2022

Cinema

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Casarão de Ideias recebe Festival de Cinema Brasileiro Fantástico

Evento contará com oficina ministrada por Fabrício Basílio.

Com informações da assessoria

O Casarão de Ideias, espaço cultural localizado no Centro de Manaus, vai receber a segunda edição do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico (FCBF). A versão pocket do evento ocorre nesta quinta-feira (4/8) e sexta-feira (5/8), das 14h às 18h. Esta edição contará com oficina ministrada por Fabrício Basílio.

As incrições para participar estão abertas. O link para se inscrever é: https://forms.gle/eWnb8kWnVfN5Cxpc7.

A primeira edição do evento foi realizada de forma virtual em 2020. O festival tem como objetivo exibir a pluralidade do cinema brasileiro que conta com diferentes gêneros e subgêneros: horror, ficção científica, fantasia, e também pelo real maravilhoso, o estranho, o absurdo e o afrofuturismo.

Fabrício Basílio. Foto: Divulgação

Programação

Durante dois dias, o público poderá conferir a exibição de curtas-metragens produzidos no Amazonas e em outros estados brasileiros como São Paulo e Minas Gerais.

Entre as produções que serão exibidas, na quinta-feira (4/8), estão: ‘De Costas pro Rio’, de Felipe Aufiero; ‘Assombramitos’, de Elizângela da Silva; ‘Jamary’, de Begê Muniz; ‘Ditadura Roxa’, de Matheus de Souza Alves Moura e ‘Sol’, de Carlos G. Gananian.

Já a oficina ‘Territórios do Cinema Fantástico’ ministrada por Fabrício Basílio, curador do festival e mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem o objetivo de apresentar teorias e gestos do sobrenatural no cinema. Para isso, é necessário parte de diversas obras audiovisuais dos mais diferentes países, abordando definições e as principais características do fantástico e de alguns gêneros que lhe cercam (o horror, a ficção científica e o realismo maravilhoso).

COMPARTILHE