Manaus, 5 de novembro de 2024

Cinema

Festival de Cinema de Rondônia inscreve para workshop e oficinas online

A inscrição é online e as vagas são limitadas.

Da redação

O 1º Festival de Cinema de Rondônia (Cine RO) está com inscrições abertas para o ‘Cine RO Lab’. A programação conta com um workshop e oficinas. A inscrição é online e as vagas são limitadas. O workshop e as oficinas também serão em formato remoto.

Nesta primeira edição, há vagas para o Workshop ‘Artesanias Digitais’, com Silvero Pereira e Gyl Giffone; ‘Oficina de Roteiro’, com Flávia Orlando (RJ) e a ‘Oficina Cinema de Bolso’, com Édier William (RO).

Da esquerda para a direita: Édier William, Flávia Orlando, Silvero Pereira e Gyl Giffone. Fotos: Divulgação

Conforme a organização do festival, o ‘Cine RO Lab’ tem o objetivo de oferecer ações formativas aos criadores audiovisuais e curiosos de cinema.

O 1º Cine RO é um festival produzido pela Zenital Produções com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, por meio do edital 80/2020 SEJUCEL/CODEC/FEDEC, com incentivos dos governos de Rondônia e federal. Saiba mais sobre o festival aqui.

Detalhes da workshop e oficinas

Workshop

O Workshop ‘Artesanias Digitais’ vai ocorrer no dia 10 de março, às 20h. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/3kDykjh.

No encontro, serão abordados aspectos específicos da criação, técnica e produção com plataformas virtuais.

O evento vai discutir os saberes presentes no experimento ‘METRÓPOLE ON-LINE | Arte para alimentar’, da Inquieta Cia., realizado por Gyl Giffony e Silvero Pereira.

Essa montagem estreou em junho de 2020, e virou referência das possibilidades artísticas nas redes sociais. Chama a atenção pelo uso criativo de recursos do Instagram.

Os artistas-produtores apresentarão características do processo criativo, dentre elas: germes criativos e relação com plataformas virtuais; organização do processo criativo; composição e montagem; atuação e contracenação; iluminação, som e direção de arte; produção e divulgação.

Depois da exposição dos tópicos, a programação terá espaço de diálogo com os participantes.

Gyl Giffony é artista da Inquieta Cia (Fortaleza, Ceará). Também é ator, encenador, professor, pesquisador e produtor.

Dentre seus trabalhos estão PRA FRENTE O PIOR, Esconderijo dos Gigantes, Metrópole, METRÓPOLE ON-LINE e a publicação ‘De quem é a cena? A regulamentação do exercício amador e profissional de atores e atrizes’.

Silvero Pereira é ator, dramaturgo e diretor. É fundador do Coletivo As Travestidas (Fortaleza, Ceará). No teatro, atuou em mais de 30 peças e circulou por quase todo o território brasileiro, além de EUA e Alemanha. Seus principais trabalhos no teatro são BR- Trans, Uma Flor de Dama e Quem Tem Medo de Travesti. Na TV, atuou na novela A Força do Querer, com participação em vários programas. No cinema, fez Serra Pelada (2012), Bacurau (2019), e diversos curta-metragens.

Oficina de Roteiro

A Oficina de Roteiro será realizada nos dias 13 e 20 de março, das 10h às 11h30. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/3b773Ti.

O objetivo da ação formativa é que o aluno seja capacitado a desenvolver um roteiro de curta ou longa-metragem. A oficina é voltada para iniciantes, e orienta sobre o processo criativo de escrita, da ideia à formatação.

Flávia Orlando é roteirista de cinema e TV. Ela roteirizou: longa-metragem ‘Lusófonas’ (Mostra de Cinema Brasileiro em Berlim), série ‘Foliar Brasil Doc’ (Cinebrasil TV), longa-metragem ‘Querido Embaixador’ (Festival du Cinéma Brésilien de Paris), ‘Superbonita’ (GNT); séries ‘Capoeira’, ‘Bom dia, Arqueologia’ (TV Brasil); o longa-metragem ‘Sonhos e Desejos’, longa-metragem ‘200 anos de arte’; longa-metragem ‘O dono do mundo’. Na TV Globo, roteirizou: Criança Esperança, Videoshow, Fantástico, Estrelas, É de Casa.

Oficina Cinema de Bolso

A Oficina Cinema de Bolso ocorrerá nos dias 11, 12 e 21 de março, às 19h. As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/3b9IDZr.

Esta é uma oficina de iniciação ao audiovisual que se baseia na utilização de um recurso que cabe no bolso e que a maioria das pessoas possuem, o smartphone. De acordo com a organização, será uma ação formativa voltada para iniciantes e curiosos sobre o processo de criação e produção audiovisual.

Édier William é produtor, escritor, ator e criador audiovisual. É fundador da Zenital produções, empresa pela qual produziu filmes premiadas no Brasil e no exterior. É o organizador do Madeira Festival de Teatro e vencedor de prêmios nacionais da ANCINE, SESC, ITAÚ CULTURAL e outras instituições.

COMPARTILHE

error: Este conteúdo está protegido!